sexta-feira, 4 de julho de 2014

Brasil ganha o jogo e perde Neymar; França e Colômbia "pipocam" e rivais agradecem

Ironias da Copa: Neymar carregou Brasil nas costas e fraturou vértebra
Neymar fraturou uma vértebra e está fora da Copa. Essa foi a notícia que ofuscou os resultados dos jogos nessa tarde. Embora Neymar não seja lá o personagem favorito desse blog, é sempre triste ver um atleta abandonar qualquer disputa por lesão, ainda mais uma das estrelas do futebol mundial. 
Lance que tirou Neymar da Copa
Sobre o lance que ocasionou sua lesão, no contexto da partida me pareceu normal, tanto que logo após seu término comentaristas de tv e torcedores faziam chacota da possível lesão, discurso que mudou radicalmente após confirmarem sua gravidade, inclusive com torcedores brasileiros promovendo nas redes sociais insultos racistas ao colombiano Zuninga envolvido no lance, o que ainda é mais lamentável. O árbitro da partida, por sua vez, poderia ter evitado que isso ocorresse se tivesse punido outros lances violentos no decorrer do jogo. Jogadas ríspidas aconteceram aos montes e nenhuma medida disciplinar para inibi-las foi tomada.
Neymar sempre teve fama de 'cai-cai', mas desta ve foi pra valer...
Posto isso, abaixo você confere uma breve análise das duas partidas da tarde desta sexta-feira.

França e Colômbia 'pipocam' ; Alemanha e Brasil agradecem


Os dois jogos que abriram as quartas-de-final prometeram muito e entregaram pouco. Tanto França quanto Colômbia foram equipes que tiveram grandes momentos durante a competição, superando até as expectativas iniciais, mas que literalmente "pipocaram" diante de adversários de maior quilate. 
Alemanha: vida fácil contra a França
Melhor para Alemanha e Brasil que tiveram mais facilidade do que poderiam sonhar. E, coincidentemente, ambas seleções tiveram a sorte (ou a competência, como queiram) de abrir o placar no início das partidas e em lances de bola parada.
Gol de Hummels matou a França 
No caso da Alemanha, isso fez que a equipe administrasse o jogo como queria, sem sofrer pressão significativa de uma impotente seleção francesa que teve suas estrelas como Benzema e Pogba completamente anulados. 
Hummels 'partindo para o abraço'
 O Brasil novamente não foi brilhante, mas o constrangimento mundial do chororô no jogo contra o Chile parece ter acordado o time, que entrou disposto a não dar espaço aos habilidosos colombianos.
Thiago Silva fez gol e não chorou desta vez
Se o ataque foi nulo pela segunda partida consecutiva, coube aos defensores resolverem a parada para o Brasil. O criticado capitão Thiago Silva abriu o placar em incrível falha defensiva colombiana após escanteio e David Luiz marcou um gol absurdo em cobrança de falta. 
David Luiz comemora golaço
O artilheiro da Copa James Rodriguez descontou de pênalti quando a Colômbia já tinha partido para a estratégia do "perdido por 2 perdido por mil".
James Rodriguez recebe apoio de David Luiz ao término do jogo
Pontos fortes da seleção brasileira: forte marcação e o fato de Felipão deixar a teimosia de lado e mudar a equipe. A entrada de Maicon fechou a avenida Daniel Alves. E o time assumiu uma postura mais compatível com uma equipe pentacampeã e soube se impor. 
Oscar vai ter que aparecer mais na ausência de Neymar

Por outro lado, a parte de criação continua a desejar, mas infelizmente não há muitas opções para solucionar esse problema crônico. Uma opção talvez fosse tirar Fred e jogar com Hernanes em seu lugar, mudando o esquema. Mas isso deveria ter sido testado antes. Uma semifinal não é lá muito propício para testes desse tipo, convenhamos (com a contusão de Neymar, no entanto, a seleção vai mesmo ter que mudar o jeito de jogar).

Pekerman, que nós elogiamos anteriormente, subestimou a seleção brasileira. Viu sua Colômbia ser engolida e não conseguiu achar alternativas para superar os marcadores brasileiros.


Enfim, espero que a falta de competitividade dos derrotados não se repita no jogo Brasil x Alemanha. Por tudo que vimos, há uma grande chance desse confronto praticamente definir o campeão mundial de 2014.

2 comentários: