sábado, 15 de outubro de 2016

Dia Dos Professores: 5 clássicos do rock em homenagem aos mestres


Professores já foram identificados como opressores, mas hoje se encontram mais entre os oprimidos. Seja pela falta de valorização da profissão ou pela falta de investimento estratégico na Educação, que é mais vista pelos nossos governantes como despesa do que como investimento a longo prazo.

A esses profissionais tão importantes (entre os quais com orgulho me incluo) uma seleção com 5 clássicos que falam direta ou indiretamente sobre o magistério.

1. Pink Floyd - Another Brick on The Wall 

Seu refrão é um dos mais conhecidos da história do rock. Um belo registro da história da Educação que felizmente foi superado. Mostra justamente o que não se espera da escola.

2. Jethro Tull - Teacher

Ao contrário da música do Pink Floyd, o "Professor" da música aparece para abrir a mente das pessoas e tirá-las da mesmice. 

3. Jack Black and the School of Rock - Teacher's Pet

Na mesma linha lírica do Jethro Tull, temos a canção tema do filme "Escola do Rock", fundamental tanto para educadores quanto para rockeiros. Uma verdadeira ode ao pensamento irreverente com uma grande performance de Jack Black e das crianças.  

4. Ramones - Rock'n'Roll High School

Outra música crítica, mas bem mais escrachada. Tem aquela coisa do "I don't care" típica da adolescência. 

5. Van Halen - Hot For Teacher

Van Halen com David Lee Roth sempre foi diversão garantida. É claro que a letra é sexista, mas trata-se sem dúvida de um grande clássico e de um dos mais memoráveis videoclipes da história do rock'n'roll.  

Um comentário:

  1. Sempre aprendendo algo sobre rock no seu blog.
    Não conhecia #2 e 3. Gostei!

    ResponderExcluir