terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Réveillon Rock'n'Roll: 6 Canções para Celebrar o Ano Novo

Se quase todas as grandes bandas gravaram em algum momento de sua carreira canções natalinas, poucas se aventuraram a gravar algo sobre o ano novo. Mesmo assim aqui apresento uma pequena seleção de grandes canções sobre o tema. Confiram! E um feliz 2014 para todos!

1. U2: New Year's Day

Música do disco War (1983) apresenta o U2 em sua melhor forma. A introdução com The Edge ao piano e a hipnotizante linha de baixo de Adam Clayton fazem dessa uma das melhores composições da banda. E a letra, embora pareça romântica, tem um fundo político, como quase tudo que o U2 gravou em seus dias de glória, e segundo fontes 'wikipédicas' teria sido inspirada pela atuação da organização política "Solidariedade" da Polônia, então parte da URSS e defendia direitos dos trabalhadores.


   

2. Foo Fighters: Next Year

Música integrante do álbum "There's noyhing left to loose" de 1999 e lançada como single em 2000, a música tem uma mensagem otimista sobre 'reencontro'. 

3.   The Eagles: Funky New Year

Lançada em 1978 como lado B do single "Please come home for Christmas". A letra fala das consequências não tão positivas de uma bebedeira na passagem de ano. E a música, como o próprio título sugere, é um funk surpreendente para o tradicional estilo do Eagles.

4. Van Morrison: Celtic New Year

Belíssima composição desse compositor irlandês, ao estilo folk rock, também com a temática de reencontro. A música faz parte do álbum "Magic Time" de 2005. Por curiosidade, o ano novo celta é chamado de Samhain e comemorado no dia primeiro de novembro, sendo uma das tradições que deram origem à festa de Halloween.

5. Rod Stewart: Auld Lang Sine

Uma tradicional canção escocesa cuja letra foi escrita (ou compilada) pelo poeta  Robert Burns em 1788 e celebra a amizade, sendo tradicionalmente cantada na entrada do ano novo e em outras ocasiões festivas. Aqui uma sensacional interpretação de Rod Stewart no Royal Albert Hall de Londres.  

6. Angra: Fireworks

Faixa título do terceiro (e último com André Matos nos vocais) álbum da banda brasileira de heavy metal Angra, gravado em 1998. Descreve o fascínio dos fogos de artíficio enquant fala de sentimentos como união e amor. Uma aula de melodia com os guitarristas Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro.  

Veja também:
5 clássicos do rock em homenagem aos professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário