terça-feira, 8 de novembro de 2016

SIOD: esSIODio (review)

Direto, pesado e sem "meias palavras". Assim é "esSIODio", álbum de estreia do trio SIOD. São 8 faixas distribuídas em apenas 28 minutos de um rock'n'roll pesado, pendendo para o metal, com afiadas letras em português.

Aliás, esse é uma das características que mais se sobressaem no disco: além da energia das faixas, a crueza das letras de Umberto Buildrini (guitarra, voz e idealizador da banda) que exploram o lado mais sombrio da personalidade humana. Completam o SIOD Fabiano Gil (baixo) e André Silva (bateria). 
A bela arte da capa (particularmente, gostei muito) com sua lúgubre "caveira ciclope", bem como demais ilustrações do encarte, também realçam o caráter um tanto soturno da obra como um todo. 

Um riff empolgante e uma pergunta perturbadora  - "O que fazer quando a maldade escolher você?" - na faixa de abertura "Maldade" indicam qual vai ser a tônica do álbum.

"Traumatismo Moral" é quase uma sequência natural à faixa anterior. Hipocrisia, medo e máscaras são termos que ajudam construir a digressão musical em uma faixa um pouco mais cadenciada e com ótimos riffs.

A faixa título "esSIODio" aponta a metralhadora lírica contra a "cultura nacional", ou parte importante dela, que inclui o carnaval e gastança irresponsável de dinheiro público. É a faixa que marca um guinada no som do álbum, com passagens tipicamente thrash metal.
Ódio e desespero são os temas de "Paranóia", uma faixa moderada mas bastante densa. Já "Buraco da fé", cujo riff inicial é uma preciosidade, é um chute na cara dos aproveitadores que enriquecem à custa da fé alheia.

"Coragem amigo" talvez seja a música mais polêmica do álbum, pois aborda o ardiloso tema do suicídio. Musicalmente é uma ótima faixa, mas uma interpretação muito literal de sua letra pode ser bastante controversa.      

"Não tira não" alterna o seu andamento entre uma quase monotonia e uma levada tipicamente metal. "Cercado de vermes" fecha o álbum com sua crítica a ganância do ser humano.

"esSIODio", não é o tipo de obra que foi feita para agradar, mas sim para provocar. Recomendado para quem quer extravasar "esse ódio" que nós muitas vezes sentimos e faz parte da nossa condição humana e para quem simplesmente quer apreciar um bom disco de rock pesado.

Para maiores informações:
www.siodbr.com.brwww.facebook.com/siodbr
www.soundcloud.com/siod
www.twitter.com/esSIODio
www.facebook.com/odioground

Veja também:
Review: Uganga: Opressor (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário