segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Votorantim: um dos berços do futebol no Brasil

Nesta segunda-feira cidade de Votorantim/SP comemorou 51 anos de emancipação, mas sua rica história futebolística remete ao tempo em que ela ainda era um distrito de Sorocaba.

Muito desta história está representada na popular 'Estátua do Jogador', situada no estádio municipal da cidade e que faz homenagem ao Sport Club Savoia. 
Campo do Savóia onde hoje fica o Bairro da Chave em Votorantim
O Savoia, fundado em primeiro de janeiro de 1900 por operários de origem italiana que trabalhavam na fábrica Votorantim, foi um dos primeiros clubes de futebol do Brasil. 

Uma curiosidade é que o primeiro jogo da história do Palmeiras (então Palestra Itália) foi justamente contra o Savoia, que existiu até 1942, quando em virtude da segunda guerra mundial, mudou o nome para Clube Atlético Votorantim, que manteve atividades profissionais apenas até 1951.
Recepção ao Palestra Itália em 1915
Observadores mais atentos perceberão que o emblema do Savoia apresenta a mesma cruz que pode ser encontrada no escudo do Palestra Itália. Isso se deve ao fato de a cruz representar a 'casa de Savoia', dinastia de grande importância na unificação da Itália. 
Após o fim do Savoia/Clube Atlético Votorantim, passaram-se décadas até que a cidade tivesse um outro clube, o VOTORATY, surgido nos anos 2000, mas já dentro da cultura do dito 'futebol moderno' comandado por empresários e que gerou mais frustração do que alegrias, sem o romantismo de outrora (leia mais CLICANDO AQUI).
Atualmente a cidade não conta com um time profissional e tem que se contentar com a Copa Brasil de Futebol Infantil, competição oficial da CBF, e que ocorre anualmente com grandes clubes nacionais representados por garotos menores de 15 anos e por onde passaram craques do quilate de Neymar. 

Mas é inegável o quanto uma cidade com um história tão importante no futebol nacional se sente orfã de um time profissional. Fica a torcida que o futuro traga um novo clube à cidade e que faça juz a tradição iniciada pelo Savoia...

Clube Atlético Votorantim (Wikipedia): 


HERÁLDICA NO FUTEBOL: As Cruzes nos Escudos dos Clubes:

Veja também:
Votoraty, o outro Tigre fujão
As origens tropeiras do Grêmio de Foot-ball Porto Alegrense
Sport Club Rio Grande e o Dia Nacional do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário