segunda-feira, 15 de agosto de 2016

História do Futebol em Sorocaba através de Imagens

Sorocaba completa hoje 362 anos. Como forma de homenagear essa cidade que nós tanto amamos, destaco a seguir algumas imagens coletadas da rica iconografia sobre o futebol na cidade e que fizeram parte da exposição itinerante do Museu do Futebol ocorrida no mês de julho no Shopping Iguatemi Esplanada. Confira:

Origens do Futebol em Sorocaba

Assim como no resto do Brasil, o futebol começou a ser praticado em Sorocaba graças a imigrantes que vieram trabalhar nas fábricas e na ferrovia. A partir de 1900 começam a surgir os primeiros clubes na cidade.

Sport Club Savoia

Sede do Savoia em 1920.

O Savoia surgiu em 1900 onde hoje é Votorantim, formado por funcionários da fábrica de tecidos. Tem seu nome eternizado na história do futebol brasileiro por ter sido o primeiro time a enfrentar o Palmeiras. 
Inauguração do estádio do Savoia em 28 de Setembro de 1924. 
Infelizmente o clube passou por diversas transformações, mudando de nome inclusive, antes de ser definitivamente extinto sem nunca deixar de fato o amadorismo. 
Jogadores do Savoia - 1910
Equipe do Savoia no dia da inauguração do seu estádio em 1924

E. C. São Bento

O centenário E.C. São Bento é, como diz seu belo hino, a "chama sempre viva" do futebol em Sorocaba. E depois de altos e (muitos) baixos, o time encontra-se atualmente na primeira divisão paulista e está de volta ao cenário nacional.
Camisa do E. C. São Bento

Bentão preserva a tradição centenária do futebol em Sorocaba
"Tira Prosa", uma das primeiras torcidas organizadas
tendo como protagonistas mulheres

Atlético Sorocaba

O Atlético Sorocaba era o clube que prometia ser o futuro do futebol em Sorocaba, em contraste com o "velho e endividado" São Bento. Porém, depois de quase duas décadas de sucesso, o time entrou em uma vertiginosa queda. Apesar de seu belo patrimônio, em campo tem amargado péssimos resultados nos últimos anos.

Camisa do Atlético Sorocaba inspirada nas cores da bandeira da cidade

Dérbi

Com São Bento e Atlético Sorocaba em uma verdadeira gangorra, o confronto entre as duas equipes tem sido raros ultimamente, o que deu uma esfriada na rivalidade. Recentemente, o São Bento até andou alugando o CT do Atlético para se preparar para as suas competições. Um belo exemplo das voltas que o mundo da bola dá...

Curiosidades sobre o futebol em Sorocaba  

Sorocaba sempre foi destaque no Futebol Amador
Oberdan Cattani, ídolo do Palmeiras, e Marinho Perez, zagueiro da Seleção Brasileira,
são dois sorocabanos que fizeram história no futebol
Obviamente, o desenvolvimento do futebol em Sorocaba merece ser contado em livros e não caberia em um postagem simples como essa. Mas esperamos ter contribuído para despertar a curiosidade sobre esse tema. Afinal, entendemos que o futebol é uma das principais manifestações de nossa cultura. Conhecê-lo, entendê-lo e preservá-lo é a única forma de melhorá-lo. Que Sorocaba e os sorocabanos aprendam a valorizar seu patrimônio cultural e esportivo, para que a cidade não se torne mais um gigante sem identidade.     
Veja também:
Votorantim: um dos berços do futebol no Brasil
As origens tropeiras do Grêmio de Foot-ball Porto Alegrense

Nenhum comentário:

Postar um comentário