domingo, 31 de maio de 2015

Classificação do Brasileirão: retrato fiel do atual momento do futebol nacional


"7 a 1 foi pouco". Esse é um dos jargões mais repetidos do futebol nacional na atualidade. E a eterna lembrança do final da Copa de 2014 materializa-se na classificação do campeonato brasileiro após quatro rodadas.

Basta dizer que o atual BI-campeão brasileiro está na zona de rebaixamento após VEXATÓRIA eliminação diante do River Plate na Libertadores. O Corinthians, a poucas semanas considerada pela imprensa clubista como o "único brasileiro que poderia estar na Champions League", sofreu um repentino desmanche, perdendo sua maior estrela - Paolo Guerrero - para o Flamengo, e de quebra perdeu mais uma vez em casa, novamente para o rival Palmeiras, que até então vinha sob grande desconfiança por não ter vencido ainda. O Flamengo, que gastou o que não tem para reforçar seu ataque, já mandou técnico embora e também e está na degola. Os campões estaduais Vasco e Santos que não inspiram confiança. O São Paulo e seu elenco caríssimo também não empolga. E por aí vai, quase todos com grandes dificuldades financeiras e devendo futebol.

E os "pequenos" que não tem nada a ver com isso, beliscando um ponto aqui e outro ali formam um G4 formidável liderado por ATLÉTICO PARANAENSE, seguido por SPORT, PONTE PRETA e GOIÁS. Times modestos, sem grande craques mas bem montados dentro de suas possibilidades e que fazem frente a qualquer outro rival nacional de orçamento maior. Sendo assim, como não questionar valores de determinadas estrelas como os Patos, Gansos e Valdívias que temos por aí, sendo que a produtividade desses não é tão superior a de um NIKÃO ou a de um RENATO CAJÁ da vida? 

Os clubes 'grandes' precisam rever seus conceitos de "custo-benefício", sob pena de terem surpresas desagradáveis ao final do campeonato. O fato de Santa Catarina ter 4 times na elite mostra que há muitos times de menor torcida com grandes ambições. É claro que o campeonato é longo e os times vão se ajeitando pelo caminho. Mas pelo nivelamento da competição, não seria surpreendente se tivermos pelo menos um 'penetra' nesse G4 ao término do campeonato.   

VEJA TAMBÉM:
FIFA e CBF: Máfia finalmente escancarada

Nenhum comentário:

Postar um comentário