domingo, 5 de janeiro de 2014

O adeus a Eusébio, o Pantera Negra

 E o primeiro domingo de 2014 foi muito triste para o mundo do futebol. Eusébio, o "Pantera Negra", maior ídolo da história do futebol português e um dos grandes nomes do futebol mundial, faleceu aos 71 anos.
Nascido em Moçambique, então colônia portuguesa, Eusébio encantou o mundo nos anos 60. Em sua única participação em Copas do Mundo, levou Portugal ao terceiro lugar do Mundial de 66 na Inglaterra, sendo o artilheiro da competição com 9 gols. Um ano antes fora eleito "Bola de Ouro" devido às suas grandes atuações pelo Benfica, equipe que levou a 3 vice-campeonatos europeus (63, 65 e 68). Também recebeu a "Chuteira de Ouro" em 68 e 73.
Não à toa, a estátua de Eusébio em frente ao Estádio da Luz, casa do Benfica, foi coberta de homenagens ao ídolo maior do clube, que, ao contrário do que é costumaz, não esperou o seu falecimento para homenageá-lo. 
Além da estátua, realiza anualmente a "Eusébio Cup", um jogo amistoso envolvendo o Benfica e mais uma equipe convidada e cujo vencedor leva o troféu que leva o nome de Eusébio.
Coube ao São Paulo FC a honra de levantar a última Eusébio Cup com o craque ainda vivo. Infelizmente, as próximas homenagens poderão apenas manifestar a saudade dos portugueses e dos amantes do futebol.
Veja também:

Portugal, o mar salgado e Cristiano Ronaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário