segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Londres 2012: Definitivamente as Olímpiadas do Rock'n'Roll

Confesso que nunca fui muito fã de cerimônias de abertura ou de encerramento de eventos esportivos, mas dessa vez não tive como resistir.

A Inglaterra um país fantástico que impressiona não só pelas belas paisagens da capital inglesa, mas também por seu legado cultural que é absurdamente rico, como foi evidenciado nas apresentações que marcaram o início e o fim dos jogos.
Sir Paul McCartney...
... & John Lennon
Como não ficar maravilhado com o que foi produzido na Inglaterra apenas nos últimos 60 anos? E esses eventos olímpicos destacaram justamente isso.
Pete Towshend & Roger Daltrey (The Who)
Que outra nação poderia começar com um Beatle e terminar com The Who, outra banda seminal da história do rock?  No meio do caminho referências das mais diversas a grandes mestres da música como a 'virtual' participação de Lennon e especialmente Freddie Mercury, num momento mágico para a história da música, quando pudemos mais uma vez constatar o poder e a presença de seu carisma. Nem Jessie J. conseguiria destruir a atmosfera criada ao cantar "We will rock you", acompanhada por integrantes do Queen.

Telão exibe performance de Freddie Mercury

Brian May (Queen)

Brian May & Jessie J. 

É claro que nem só do passado vive o rock britânico, embora não fosse nenhum demérito viver só dele. Liam Galagher estava lá para fazer todo mundo cantar com "Wonderwall" e o Muse apresentou sua composição escolhida para as Olímpiadas. Mas tiveram que se contentar em ser coadjuvantes. O que acontecia lá era maior do que eles. Eram ecos da história em formas de acordes. É claro que tivemos algumas "popices" lá no meio, como a derradeira aparição das Spice Girls, por exemplo. Mas nada que não fosse aceitável num evento desse porte. 
Liam Gallagher

Matthew Bellamy (Muse)


E se o início teve a hilária participação de Rowan Aktinkson, o encerramento contou com Eric Idle do lendário grupo de humor Monty Phyton, que deve ter feito milhões ao redor do globo assoviarem com "Always look on the bright side of life".


Rowan Atkinson (a.k.a. Mr. Bean)
  
Eric Idle

Poderia ter sido melhor? Sempre é possível, especialmente se considerarmos quem ficou ausente (Stones, Purple, Sabbath, Zeppelin...). Mas se há mesmo deuses no Olimpo eles devem ter sorrido, para depois coçarem a cabeça indagando o que lhes espera aqui no Brasil... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário