domingo, 3 de dezembro de 2017

O pior Brasileirão de todos os tempos?

Campeonato decidido. Corinthians campeão com méritos. E, a não ser que você seja corintiano, é provável que a sensação de ter testemunhado o pior brasileirão dos pontos corridos é grande.

Times de alto investimento entregaram campanhas pífias. É o caso de Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo de quem se esperava muito mais. 

O que dizer do São Paulo? Belo time no papel mas precisou estar com a corda no pescoço para jogar algo parecido com o futebol. A se comemorar apenas as grandes atuações de Hernanes que merece todas as premiações possíveis. Esperamos que Tite tenha a decência de convocá-lo para a Copa, nem que seja para compor o grupo. 

O Grêmio campeão da Libertadores não pode ser considerado decepção, mas é evidente que seu desinteresse pelo Brasileirão foi importante para não termos uma reta final mais competitiva.

Santos foi pelo mesmo caminho, mas foi tão incompetente que chega a dar pena.

Fechando a leva dos desinteressados, temos o Cruzeiro ganhou a Copa do Brasil mas se contentou em ser um coadjuvante no Brasileirão.

Equipes de quem não se esperava tanto entregaram menos ainda: Fluminense, Atlético Paranaense e Botafogo estão nesse grupo. 

Dentre as equipes valentes, temos o Vasco, que aos trancos e barrancos vai fez uma campanha digna e a Chapecoense, que se restabeleceu após sua tragédia, ambos chegando à desejada Libertadores.

Avaí e Atlético Goianiense mostraram muito pouco e vão ter que juntar seus cacos na Série B. 

A briosa mas instável Ponte Preta enfiou-se onde não devia e vai fazer o dérbi com o Guarani.

O Sport reagiu nas últimas rodadas e com a garra nordestina se segurou na elite.

Uma menção honrosa vai para o Bahia, uma grata surpresa que foi um dos times mais vibrantes do campeonato e que mereceria uma chance na Libertadores.

Calendário esquisito, troca de técnicos, péssimo planejamento, medalhões cansados, falta de ambição e competitividade. Tudo isso contribuiu para uma percepção negativa da nossa principal competição. 

Nem o campeão passou ileso com seu tortuoso segundo turno. 

Em 2018 teremos a atenção dividida com a Copa do Mundo. Mais um fator para contribuir com o baixo nível do campeonato? A perspectiva não parece muito animadora. 

Mas pelo menos espero que tenhamos mais times com vontade legítima de vencer. Caso contrário, é melhor mesmo acompanhar divisões inferiores, onde pelo menos não há tanto comodismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário