sábado, 17 de janeiro de 2015

Review: Metal Singers: Vescera - Blaze - Ripper Owens - Udo (Pirilampus Bar/Sorocaba-SP)

Ocorreu na última sexta-feira no Pirilampus Bar em Sorocaba/SP o evento 'Metal Singers' que trouxe ao interior paulista quatro vocalistas de renome internacional: Mike Vescera, Blaze Bayley, Tim 'Ripper' Owens e Udo Dirkschneider.
Mike Vescera foi o primeiro a subir no palco, apresentando clássicos de sua contribuição com Loudness e Malmsteen. Vescera mostrou estar em grande forma. 
Talvez por ser detentor de um repertório menos "popular", sua apresentação foi ótima, mas a recepção do público foi um pouco menos calorosa se comparada a dos outros 'Metal Singers' da noite. 
Na sequência tivemos Blaze Bayley, única das atrações com passagem pela cidade. 
Blaze pode não ser tão versátil quanto Vescera, mas seu carisma e sua simplicidade são inegáveis. Para se ter uma ideia, o próprio Blaze vendia sozinho seu 'merchan' antes do início do show, autografando cds e tirando fotos com os fãs. 
Toda essa empatia pode ser comprovada quando no início de sua apresentação houve uma queda de energia no local, interrompendo a música "Voices from the past". O público não deixou a apresentação esfriar, cantando a melodia do refrão da música e gritando 'Blaze' enquanto o problema era resolvido. Essa foi a única música de sua carreira solo em um set que se baseou em sua passagem pela "Donzela de Ferro". 
Tim "Ripper" Owens tem uma trajetória semelhante a de Blaze. Ambos tiveram que substituir lendas do metal em bandas que são verdadeiras instituições da música pesada. 
E nessa curta apresentação, Ripper mostrou que tinha mesmo potencial compatível ao desafio, embora à época sua passagem pelo Judas Priest tenha sido um pouco contestada. 
Por fim, o inigualável Udo Dirkschneider. Ao contrário dos demais vocalistas da noite, Udo sempre foi um protagonista incontestável no heavy metal, seja no Accept ou na sua consistente carreira solo. 

O foco maior de sua apresentação foi sua ex-banda, das quais Udo cantou 'Princess of the Dawn', 'Fast as a Shark' e a espetacular 'Metal Heart'. 
Completaram o set do Udo as igualmente clássicas 'They want war' e 'Animal House', de sua carreira solo. Pode parecer pouco, mas foi o suficiente para emocionar os fãs presentes.  
Após as apresentações individuais, duetos entre Blaze e Vescera (cantando clássicos do Rainbow), entre Ripper e Blaze (cantando 'Wrathchild' do Maiden) e entre UDO e Ripper ('Balls to the Wall' do Accept) quase derrubaram a casa. 
O final apoteótico ficou por conta de 'Living after midnight' do Judas, com os quatro vocalistas juntos. 
Quando a turnê Metal Singers foi anunciada, li na web alguns comentários bem pejorativos sobre os vocalistas participantes. No entanto quem compareceu a esse show certamente saiu satisfeito, pois foi um espetáculo honesto e, sobretudo, DIVERTIDO. E é isso que falta ao metal em geral: mais diversão e menos negatividade por parte daqueles que só sabem reclamar de tudo. 
Parabéns ao organizadores pelo sucesso do evento! A abertura da temporada de shows em Sorocaba não poderia ter sido melhor.

Veja também:
Review: Paul McCartney - Out There Tour (Allianz Parque - São Paulo - 25/11/2014)

2 comentários:

  1. Essa foto dos 4 é emocionante só de se olhar. O Vescrera foi quem eu mais queria ver, pois gosto de todas as bandas q ele passou e de sua carreira solo, sou um grande fã dos seus álbuns com o Malmsteen e o que acho mais legal é a sua capacidade de estender as frases quando canta. Seguido pelo Tim Ripper Owens, que acho que tem uma voz fenomenal, sem contar os clássicos do Judas. Faltou uma musica do Iced Earth mas blz. O Udo não há como não esperar p ver, qualquer comentário não chega a descrever a sua importância pro Metal. Só o Blaze q nao sou chegado, só q ele tb fez um bom show, com uma presença de palco marcante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi legal demais! Quem não foi, perdeu! Abraço e valeu pelo comentário!

      Excluir