domingo, 4 de janeiro de 2015

Os Beatles e o futebol

 Torcedores em geral tem bastante curiosidade em saber quem são os torcedores famosos de seu time. Talvez por isso a pergunta 'para que time torciam os Beatles?' seja tão recorrente em fóruns Internet afora. 
Primeiro, por se tratar da banda mais importante da história e, segundo, pelo fato de os Fab Four serem de uma cidade de indiscutível tradição futebolística. No entanto, com exceção de um relato isolado aqui e outro acolá, os Beatles nunca demonstraram publicamente muito entusiasmo pelo 'football'. 
Em entrevista ao Daily Mail em 2009 e reproduzida recentemente no UOL, o primeiro baterista dos Beatles, Pete Best, afirmou “John era o mais habilidoso da banda, ele até poderia ter jogado mais futebol, para ser justo. 
Como a maioria dos garotos, sonhávamos jogar nos grandes clubes, mas, em geral, não éramos muito bons. Provavelmente é por causa disso que nos tornamos músicos”.

De fato, Lennon deveria mesmo ter alguma afinidade futebolística. A capa de seu disco "Walls and Bridges" (1974) reproduz um desenho feito por ele aos 11 anos de idade e que retrata uma partida de futebol ao que tudo indica entre Arsenal e Newcastle, que fizeram a final da F.A. Cup (vitória do Newcastle, suposto time do coração de Lennon, por 1x0).

Há diversas teorias sobre o time favorito de cada um dos Beatles, recorrendo a familiares inclusive para tentar provar quem estava do lado azul ou vermelho de sua cidade natal. 

O fato é que, para nossa sorte, os Beatles deixaram de longe qualquer rivalidade no futebol para nos deixar um legado musical incomparável.

Para saber mais:
Football and The Beatles: The easily uncovered truth
Did the Beatles like football?
The Beatles and football: all you could ever want to know
THE BEATLES FOOTBALL CLUB - OS BEATLES E O FUTEBOL


Veja também:
Paul McCartney - Out There Tour (Allianz Parque - São Paulo - 25/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário