domingo, 2 de fevereiro de 2014

O dia em que o Tolima conquistou o Brasil

Há exatos três anos o Deportes Tolima da Colômbia entrava para a 'história do Futebol Brasileiro' ao vencer o Corinthians por 2x0 em Ibagué, Colômbia, causando pela primeira (e até aqui única) vez na história a eliminação de um clube brasileiro em uma fase preliminar da Copa Libertadores da América (leia mais clicando aqui).
Danny Santoya, aos 20, e Wilder Medina (foto), aos 32 minutos do segundo tempo foram os carrascos da histórica noite de 02 de fevereiro de 2011 (confira ficha completa clicando aqui). Mas a história teve início antes mesmo do empate em 0x0 em pleno Pacaembu no jogo de ida.
A data era 05 de dezembro de 2010, dia de rodada final do Campeonato Brasileiro. O Corinthians dependia de uma vitória e derrotas de Fluminense e Cruzeiro para ser campeão. Porém, nada deu certo naquela tarde. Um falha grotesca de Júlio César (veja vídeo abaixo) em uma saída de bola custou muito caro e, mesmo tendo conseguido chegar ao empate em 1x1 a sensação era de derrota, afinal aquele resultado custou não apenas o título, mas também deixou o time alvinegro na 3ª colocação, posição que colocava o Corinthians na fase preliminar da Libertadores.
De forma surpreendente, os jogadores corinthianos demonstravam total desconhecimento do regulamento do campeonato. Na saída do gramado do Serra Dourada, Ronaldo lamentou dizendo:"Não deu agora, porém de qualquer forma ano que vem estamos na Libertadores", ao que foi interrompido pelo repórter que o informou que estavam classificados para a fase PRÉ-Libertadores. Ronaldo, então, de forma soberba, categoricamente afirmou: "Isso não é um problema para a gente" (leia mais aqui).
O próprio técnico Tite demonstrou surpresa com o fato de disputar a Pré-Libertadores, chegando a questionar o repórter que o entrevistava: "Não temos de esperar o Goiás na Sul-Americana? É pré-Libertadores direto?". 
Talvez tenham achado que apenas o nome de Ronaldo (bastante roliço na ocasião) seria suficiente para ganhar os jogos do então desconhecido time Colombiano. O fato é que o menosprezo  pelo adversário foi fatal. 
Com a vitória, o Tolima avançou para o grupo 7 que tinha Cruzeiro (BRA), Estudiantes (ARG) e Guarani (PAR). Só a título de comparação, o Cruzeiro, que terminou líder do grupo, empatou em 0x0 com o Tolima na Colômbia e venceu por 6x1 o jogo de volta. Com o terceiro lugar no grupo "El vino tinto y oro" foi eliminado. Mas se a campanha não foi gloriosa, pelo menos o sucesso inicial serviu para gravar o nome do clube na história. 
O Corinthians, como todos sabem, se recuperou a ponto de conquistar o título inédito em 2012. Já o Tolima utilizou toda a experiência adquirida para eliminar o Universidad Cesar Vallejo, do Peru, avançando para a fase de grupos da Libertadores 2013. 

Tite e seus comandados já podem ficar preocupados...

Fontes:

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário