segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Fim do Clube Atlético Sorocaba


O Clube Atlético Sorocaba surgiu em 1991 com a promessa de ser o "futuro" do futebol de Sorocaba. Nos anos 2000 teve rápida ascensão turbinada pelo investimento da "Igreja da Unificação", fundada pelo coreano Reverendo Sun Myung Moon, chegando à elite do Futebol Paulista em 2003 e disputando inclusive competições nacionais.

Construiu um belo patrimônio como seu centro de treinamento que beneficiou-se de incentivos federais para construir um hotel em ocasião da Copa 2014.

Os anos prósperos do Atlético (somente a mídia da capital chama o time de "Sorocaba") coincidiram com a decadência do rival São Bento, afundado em dívidas e com futuro incerto.

Porém, com o falecimento do Reverendo Moon em 2012, a prosperidade atleticana começou a ruir. Sem o dinheiro de seu mecenas e com muitos erros de planejamento e na montagem de equipes levaram o clube de volta à A3 do Paulistão, justamente em um momento de reestruturação do campeonato que dificulta o acesso a divisões superiores. 

Como se o rebaixamento não fosse por si próprio um desastre, veio a bomba nesta segunda-feira: o Atlético Sorocaba não disputará à Série A3 em 2017. A alegação é que o clube não dispõem de recursos financeiros para montagem de uma equipe.

Por uma dessas gangorras mágicas que só futebol proporciona, o Atlético ainda tem que amargar o sucesso do São Bento, que vive uma das melhores fases da sua história, com acesso à Série C nacional e consolidação na elite estadual.

O São Bento em sua crise mais profunda encontrou em seus apaixonados torcedores a força para lentamente se reerguer. O Atlético Sorocaba não possui a mesma identificação com a cidade que o seu centenário rival. O fato de os donos do clube serem coreanos é um empecilho ainda maior para atrair patrocinadores ou investidores.

Embora ainda não seja o fim definitivo, a situação do Clube Atlético Sorocaba é alarmante e seus torcedores tem todas muita razão em ficarem revoltados e temerosos quanto ao futuro.

Veja também:
SÃO BENTO: Livro registra histórica campanha no Paulistão 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário