quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alice Cooper quer ser eleito

Em 1972 Alice Cooper lançou o clássico "Billion dollar babies", sexto álbum de estúdio da banda (sim até então Alice Cooper não resumia-se apenas ao carismático e genial Vincent Damon Furnier).
É desse álbum a canção "Elected" que, ao lado de "No More Mr. Nice Guy" & "Billion Dollar Babies", fez desse disco o mais vendido da carreira do grupo até aquele momento. Contudo, a música não é totalmente original. Na verdade, trata-se de uma regravação da música "Reflected" do álbum "Pretties for you", que a banda lançara em 1969, mas com uma letra totalmente modificada.

Na letra da versão famosa, Alice Cooper incorpora um político que quer ser eleito (confira o vídeo clipe):

Primeiramente, Alice, como todo candidato que se preze, se apresenta como a melhor escolha:

"I'm your top prime cut of meat, 
I'm your choice - I wanna be elected"
Eu sou seu corte de carne de primeira, 
sou sua escolha - Eu quero ser eleito  

Em seguida, identifica os anseios de seu eleitorado:

"Kids want a saviour, don't need a fake
We're all gonna rock to the rules that I make"
Crianças querem um salvador, não uma farsa
Nós todos vamos agitar com as regras que eu criar

Como honestidade é tudo para qualquer candidato, Alice destaca a sua e também faz uma referência as suas obras já realizadas (nesse caso, referência a School's Out): 

I never lied to you, I've always been cool
I gotta get the vote, and I told you 'bout school

Nunca menti pra vocês, sempre fui legal
Tenho que conseguir o voto, e eu lhes falei sobre a escola


E segue destrinchando sua plataforma de governo rocker, desta vez aproveitando-se do duplo sentido da palavra "Party" que inglês significa tanto "festa" quanto "partido": 
"And if I am elected
I promise the formation of a new party
A third party, the Wild Party!"
E se eu for eleito
Eu prometo a formação de um novo partido
Um terceiro partido, o Partido (Festa) Selvagem"

Finalmente, Alice Cooper mostra a sinceridade que falta aos nossos políticos:
"I know we have problems (...)
Everybody has problems,
And personally, I don't care."

Eu sei que nós temos problemas (...)
Todo mundo tem problemas,
E, particularmente, eu não me importo.

Como podemos ver, Alice Cooper utiliza-se do cinismo do rock'n'roll para em tom de paródia criticar a motivação mesquinha dos políticos. 
Uma pena que a crítica, feita há exatos 40 anos, continue tão atual, com a grande maioria dos políticos representando interesses que estão longes de serem os da população... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário