segunda-feira, 23 de julho de 2012

The Dark Knight Cries


Como fã de quadrinhos, não há como não lamentar o incidente ocorrido em Aurora, Colorado, EUA, em que um cidadão de nome James Holmes disparou contra a plateia que assistia à estreia de "Batman: The Dark Knight Rises", matando 12 pessoas e deixando 58 feridas. O desequilibrado teria dito que era "o Coringa".

Obviamente o episódio ja despertou discussões sobre a forma como a violência é tratada em filmes, games e afins. O caso se assemelha a outro ocorrido no Brasil em 1999, quando um paspalho estudante de medicina invadiu um cinema durante a exibição do filme "Clube da Luta" disparando contra o público e matando três pessoas. O episódio teria sido inspirado no jogo "Duke Nukem".

Quem sabe um psiquiatra explique o que se passa na cabeça desses malucos. Não acredito que a influência midiática tenha sido determinante para essas tragédia, embora sejam elementos importantes. A violência tem lá sua função estética no cinema e (por que não?) nos games. Mas não foi criada por eles. Nem armas são adquiridas com um saco de pipocas na bilheteria. 

Sociedades violentas produzem pessoas violentas e/ou interessadas em violência. A maior estupidez nesse caso é prover os intrumentos para que essa ação violenta se concretize.


Sobre Batman, "o cavaleiro das trevas", um heroi trágico por excelência, resta lamentar que tenha que carregar sob sua capa mais uma tragédia do mundo real... 

Veja também:

4 comentários:

  1. Realmente mais um incidente horrível, cometido por um desequilibrado. À parte disso, gostei do texto, Jean!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um incidente lamentável...

      Que bom que gostou do texto! Abraço!

      Excluir
  2. `As vezes, acho que nem psiquiatra consegue explicar tais fatos. As reações humanas são tão imprevisíveis. . .
    Se você permitir e ainda estiverem disponíveis,gostaria de usar alguns de seus posts(cujos textos são bem escritos)nas minhas aulas de Self-Study Avançado.

    ResponderExcluir