domingo, 3 de setembro de 2017

RICK WAKEMAN: O mago dos teclados e do futebol

O virtuoso tecladista RICK WAKEMAN foi uma unanimidade como instrumentista nos anos 70 por seu trabalho com o YES e também por seus discos solos com temas históricos/literários, em especial a tríade "Six Wives of Henry VIII", "The Myths and Legends of King Arthur and The Knights of the Round Table" e "Journey to the Centre of the Earth".

Menos conhecido, porém, é o viés futebolístico de sua obra. Rick Wakeman foi o responsável pela trilha sonora de duas COPAS DO MUNDO da Fifa. 
É claro que estamos falando de um outro tipo de trilha sonora e de uma época bastante anterior aos "Waka-waka" dos mundiais modernos.
Em 1982, Wakeman gravou o disco "Golé", que na verdade trata-se da trilha sonora do filme de mesmo nome que registrava os melhores momentos do Mundial daquele fatídico ano, marcado para o Brasil pela "tragédia do Sarriá" como ficou conhecida a eliminação da até hoje cultuada Seleção de Telê Santana. 

Em 1986, Wakeman repetiu a dose, gravando a trilha sonora do filme oficial da Copa do México intitulado "Hero".

Deve ter sido bastante doloroso para o músico britânico ter que compor uma trilha em homenagem a Maradona que destruiu a Inglaterra com direito ao sua antológica "mão de Deus".
Infelizmente, a trilha sonora não saiu em disco e acredito que poucos colecionadores ainda guardem a cópia do VHS do filme. Mesmo assim, é possível ouvir algumas faixas ou mesmo assistir a trechos do filme no Youtube (por questões de Copyright a Fifa vetou a maioria dos conteúdos relacionados ao filme). O filme na íntegra pode ser conferido CLICANDO AQUI.  
Dos anos 90 em diante a história foi outra. Tanto o Rock Progressivo quanto o futebol se transformaram e adquiriram características bastantes distintas. Mas fica essa curiosa de lembrança de quando o futebol e a música eram mais elegantes.

Veja também:
E se bandas clássicas inglesas fossem times da PREMIER LEAGUE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário