domingo, 27 de dezembro de 2015

Rock: Os melhores álbuns de 2015

Mais um ano chega ao fim e com isso o inevitável balanço dos “melhores da temporada” se faz necessário. Confira abaixo nosso top 10 com os melhores álbuns de 2015, lembrando que toda e qualquer lista do gênero se baseia em critérios bastante subjetivos e no nosso caso o recorte foi justamente o hard rock e o heavy metal mais “clássicos”:


10. BUCKCHERRY – “Rock’n’Roll”

Não é de hoje que o Buckcherry vem trabalhando bem com um ótima sequência de bons trabalhos. “Rock’n’Roll” não supera os melhores momentos da banda, mas mesmo assim é uma excelente pedida para quem gosta do estilo de hard rock pegajoso praticado pelos californianos.

Destaques: “Bring it on back”, “Rain’s falling” e a divertida “Tigh Pants”.

9. DEF LEPPARD: “Def Leppard”

O auto-intitulado álbum do Def Leppard é o 11° de sua carreira, após uma hiato de 7 anos. E lá estão boa parte das características que fizeram da banda uma das mais importantes de seu estilo, embora a fórmula apresente o inevitável desgaste, ainda há boas canções que merecem ser ouvidas.

Destaques: “Let’s Go”, ” Sea of Love” e “Man enough”.

8. HALESTORM: “Into The Wild Life”

Para vocês não ficarem aí achando que apreciamos apenas bandas de tiozinhos, eis o ótimo trabalho do HALESTORM, banda que fez uma grande apresentação no Rock in Rio. A vocalista Lzzy Hale, além de belíssima, possui uma voz espetacular e cheia de personalidade, e embora o disco escorregue um pouqinho aqui ou ali, tem um ótimo trabalho de guitarras, com bom riffs e excelentes canções.

Destaques: “I am the Fire”, “Apocaliptic” e “I like it heavy”.

7. ECLIPSE: “Amargeddonize”


O chamado “melodic rock” é um dos subgêneros do rock mais abundantes da atualidade. E entre tantas superbandas chatas e outras centenas de clones do Journey, ainda é possível encontrar bandas muito legais, como a banda sueca Eclipse. Hard rock altamente técnico, cheio de energia e aquelas letras meio bregas que os fãs do estilo adoram. Algumas faixas chegam a ser viciantes.

Destaques: “The storm”, “Blood Enemies” e “I don’t wanna say I’m Sorry”.

6. ANGRA: “Secret Garden”


Sendo uma das principais bandas da história do metal nacional é claro que tudo que o Angra faz é cercado de muita expectativa. E a reformulação da banda com as entradas de Fábio Lione (vocal) e Bruno Valverde (bateria) deram uma boa revigorada na banda. Aliás, foi um ano de bastante destaque para o Angra que, além da boa recepção de “Secret Garden” (que só peca mesmo pela fraca faixa título), teve ainda o êxito de ver o guitarrista Kiko Loureiro “promovido” a guitar man do Megadeth.

Destaques: “Storm of Emotions”, “Violet Sky” e “Final Light”.

5. SAXON: “Battering Ram”


Se um dia eu tivesse que explicar para alguém o que é heavy metal possivelmente eu usaria como exemplo um disco do Saxon, uma das bandas que ao longo de sua trajetória melhor personificam o estilo. E “Battering Ram” está aí para mostrar o quão atemporal o heavy metal pode ser.

Destaques: “Battering Ram”, “Top of the World” e “The devil’s footprint”.

4. MOTORHEAD: “Bad Magic”


Foi um ano difícil para o Motorhead e seus fãs. Shows cancelados devido a problemas de saúde de Lemmy (inclusive no Monsters of Rock), falecimento do ex-baterista Phil ‘Animal’ Taylor, entre outros incidentes. Mesmo assim a banda manteve sua tradição “copeira” e nos presenteou com mais uma digna obra em sua extensa discografia. ATUALIZAÇÃO: com a morte de Lemmy (leia mais CLICANDO AQUI), nem precisa dizer o quão especial esse álbum acabou se tornando...

Destaques: “Thunder and Lightning”, “Fire Storm Hotel” e “Till the end”.

3. SLAYER: “Repentless”

Um dos mais aguardados lançamentos do ano não decepcionou. Agressivo, violento e “sem arrependimento” o SLAYER mais uma vez mostrou para molecada que acha que heavy metal é pirotecnia e máscaras de palhaço com quantos riffs se faz um clássico do thrash metal.

Destaques: “Cast the first stone”, “Repentless” e “Cast the first stone”.

2. DR. SIN: “Intactus”


Lançado no início do ano, “Intactus” mostrou o DR. SIN impecável de sempre e só não foi para a primeira posição dessa nossa lista porque a concorrência, como veremos, foi feroz. A má notícia é que esse é, provavelmente, o último álbum da banda, já que os irmãos ANDRIA e IVAN BUSIC anunciaram que não irão mais continuar sua empreitada de mais de 20 anos junto com o super guitarrista EDU ARDANUY. Uma pena!

Destaques: “The great Houdini”, “Soul Survivor” e “The big screen”.

1. IRON MAIDEN: “The Book of Souls”

Depois de algumas pisadas na bola o Iron Maiden entregou aos fãs uma obra da estatura de sua reputação. “The Book of Souls” é digno de figurar entre os maiores clássicos da banda. Composições inspiradas, no mais puro estilo maideniano, preservado inclusive na simplicidade de sua capa, que desde já se tornou icônica.

Destaques: “Speed of Light”, “Death or Glory” e a fantástica “Empire of the Clouds”.


Bonus tracks:

Ouvimos, gostamos e recomendamos:

U.D.O. – “Decadent”

THE WINERY DOGS – “Hot streak”

HELLOWEEN – “My god-given right”

KISKE & SOMMERVILE: “City of Heroes”

BLIND GUARDIAN: “Beyond the Red Mirror”

SOTTO – “Inside the Vertigo”

WHITESNAKE: “The Purple Album”

PRIMATOR: “Primator”

SEU JUVENAL: “Rock Errado”

LITTLE DROP JOE: “Mestiço” (EP)

E aí? O que acharam de nossas escolhas? Forte abraço e um FELIZ 2016 para todos, com muita saúde, paz e, é claro, futebol e Rock’n’Roll!

Publicado originalmente em:


Veja também:
Natal Rock'n'Roll: 10 músicas para animar seu Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário