sábado, 5 de dezembro de 2015

Escolas Ocupadas: Estudantes dão aula no Governo Paulista


Para quem não acompanha a realidade das escolas públicas estaduais paulistas, talvez o protesto dos estudantes contra o governo de São Paulo em ocasião de sua "reorganização escolar" pareça exagerado ou mera politicagem. Mas para quem vive o dia-a-dia dessa rede de ensino e conhece toda sua complexidade já pressentia que tal medida seria muito ruim, afetando negativamente toda a comunidade escolar.

O governo paulista certamente não esperava tamanha resistência por parte dos estudantes. Aliás, acho que ninguém esperava. Igualmente surpreendente foi a cobertura desses protestos. Veículos que tradicionalmente varrem para debaixo do tapete qualquer manifestação contra o governo paulista divulgaram quase que diariamente o descontentamento dos alunos.

Representantes do governo tucano tentaram desqualificar as ações, dizendo que elas eram "políticas". Esse é um dos argumentos mais patéticos que ainda perduram: um político "profissional" desqualificar alguma manifestação por ela ser "política". Parece que não entendem bulhufas do que estão fazendo...
Em meio a tantas discussões, o agora ex-secretário de Educação de São Paulo afirmou que sentia "vergonha da educação do Estado". Faltou dizer para ele que um mesmo partido há mais de duas décadas gerencia a educação paulista. O patrão não deve ter gostado nada de ouvir isso.

Coincidentemente ou não, logo após o governador, com aquela cara de cachorro que caiu da mudança, anunciar o adiamento da reorganização, o secretário "pediu para sair".

Ter uma escola próxima de casa não é só um dos mais básicos direitos que um estudante pode ter. Em muitos contextos é uma questão de segurança dos alunos e tranquilidade dos pais. Acho que não precisa ser petista, comunista ou anarquista para entender isso. E não, o objetivo nunca foi "desviar o foco do impeachment". A não ser que os alunos tivessem bola de cristal para adivinhar com mais de um mês de antecedência a bagunça que ocorreu em Brasília nesta última semana. 

Essa vitória foi um 'golaço' dos estudantes. Uma verdadeira aula de cidadania para autoridades e para muitos professores que se negam a discutir ou questionar as medidas que lhes são impostas. É disso que estávamos precisando!

Charge extraída de : 

Veja também:
Futebol, Rock e Tragédia: O enredo do terror em Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário