sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Pelé, o Rei do Futebol e da MPB

Nesta sexta-feira o Rei do Futebol completou 75 anos de vida. Esqueçamos da figura pública do sr. Edson Arantes do Nascimento cuja atuação por vezes gerou rejeição a sua figura. Foquemos no Pelé, o grande atleta da época de ouro do futebol e, portanto, personagem essencial da nossa cultura futebolística. 

Como driblar os adversários era tarefa simples para Pelé, seu sucesso e prestígio permitiram que ele se aventurasse por outras artes como cinema e mesmo a música.

A seguir, você confere alguns highlights da "carreira" musical de Pelé:

Pelé e Sérgio Mendes

Em 1978 Pelé jogava no Cosmos dos EUA, ocasião em que foi lançado um documentário sobre sua trajetória com a trilha sonora assinada pelo músico Sérgio Mendes, ilustre nome da bossa nova. O disco contou com seis faixas de autoria do Rei, incluindo o tema principal "Meu mundo é uma bola" cantada pelo próprio em um tema bem digno: 

Pelé e Elis Regina

Em 1969 Elis Regina já era uma das cantoras mais populares do país quando lançou o compacto "Tabelinha" que trazia duas músicas em parceria com Pelé: "Perdão não tem" e "Vexamão", essa última um brincadeira com a inabilidade de Pelé como cantor:


Pelé na trilha sonora do filme "A vitória do mais fraco"

O filme "A vitória do mais fraco" ("A minor miracle"), de 1983, traz Pelé no elenco em um enredo sobre um grupo de órfãos e seu protetor que tentam salvar um orfanato. Nos créditos finais, Pelé canta a música "I want to be the best" com seu inglês cheio de sotaque:

Pelé em carreira solo

Em 2006 Pelé gravou um CD chamado "Ginga Pela Europa" com participações de Gilberto Gil e outros nomes da MPB. Porém, tudo indica que o álbum não chegou a ser lançado por aqui e o único registro que encontrei é bem ruim, então é preferível conferir esse vídeo mais antigo de Pelé cantando ao violão. Não consegui identificar a música, mas a letra é bem singela e fala sobre a paz no mundo:

Pelé e o megahit "ABC"

Porém, para aqueles que tem por volta de 30 anos, a carreira música de Pelé ficou marcada pelo hit "ABC" que foi usado em uma campanha pela alfabetização em 1998: 
O que poucos talvez lembrem é que essa música da propaganda é na verdade uma versão da música "ABC do Bicho Papão (Toda criança tem que ler e escrever)" gravada por Pelé com o grupo musical infantil "Trem da Alegria". Confira a versão original do disco "Trem da Alegria do Clube da Criança", de 1985:

Há outros registros de Pelé cantando, mas acredito que esses sejam os mais significativos. É fácil desprezar essa produção em tempos de Internet, mas vale o registro de como Pelé conseguiu se tornar um fenômeno midiático que de uma forma ou outra também teve sua participação na música brasileira. Vida longa ao Rei!

Veja também:
Pelé, o quinto Beatle?

Nenhum comentário:

Postar um comentário