sábado, 14 de março de 2015

Resenha: Man on the Run - Paul McCartney nos anos 1970 (livro)


Paul McCartney é inegavelmente uma das figuras mais importante da música de todos os tempos, e assim o seria mesmo que tivesse encerrado sua carreira após a separação dos Beatles.


No entanto, a sua personalidade criativa não permitiu que ele vivesse à sombra de sua ex-banda, embora jamais tenha deixado de desfrutar dela.

Mas se a trajetória dos Beatles é muito bem documentada e difundida, a carreira de Paul McCartney pós-Beatles ainda tem muito a nos dizer.

E uma leitura obrigatória para quem se interessa pela história da 'Beatlemania' é esse livro "Man on the run - Paul McCartney nos anos 1970", do jornalista Tom Doyle.

O livro resgata o crucial momento da separação dos Fab-four, a depressão de Paul com o fim da banda e sua resposta ao mundo com a criação do WINGS, abordando todo o desenvolvimento da banda, inclundo relatos detalhados da criação e da gravação da obra-prima "Band on the Run".

O livro também aborda aspectos pessoais da vida de McCartney, como seu relacionamento com a esposa e parceira de banda Linda McCartney e as brigas públicas com seu eterno ex-parceiro John Lennon. Há também o registro de episódios pitorescos, como a prisão de Paul no Japão, em 1980, por porte de maconha.

A série de relatos tem fim com o trágico assassinato de Lennon e a dissolução do Wings. O texto é bem fluido e o autor intercala seu relato com declarações de pessoas que vivenciaram essa fase, além de usar depoimentos do próprio ex-Beatle. E complementando as ricas informações de seu texto, traz ainda fotos históricas do período.

Uma obra que humaniza o mito, mostrando um homem obstinado em fazer o seu melhor e a se reinventar artisticamente, atitudes infelizmente raras no mainstream.

Veja também:
Review: Paul McCartney - Out There Tour (Allianz Parque - São Paulo - 25/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário