sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Argentina x Uruguai: o verdadeiro "Superclássico das Américas"

Esqueçam aquele papelão protagonizado pela AFA e pela CBF. O verdadeiro "superclássico da Américas" acontece hoje com Argentina x Uruguai em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa-14.

Além da rivalidade histórica, que este ano completa 110 anos, a  necessidade de se encaminhar a classificação o quanto antes para não correr riscos desnecessários. A Argentina lidera as eliminatórias com 14 pontos contra 12 da Celeste, que ocupa a quarta colocação. 
Conseguirá Lugano parar Messi?
Enquanto o Brasil se prepara para a Copa com os infindáveis testes de Mano Menezes e jogando contra o Iraque, nossos vizinhos duelam em um 'jogo de verdade'. Por incrível que pareça, o fato de não disputar as eliminatórias acaba sendo uma desvantagem para a seleção da CBF, haja vista que as convocações são confusas, os adversários mal escolhidos e as datas inoportunas.

Assim, o Brasil despenca no ranking da Fifa, perde prestígio, irrita os torcedores. Nossos craques envelhecerram e não gozam do mesmo status de antes. Neymar, Oscar e Lucas, ainda são grandes promessas, pelo menos no cenário internacional, mas já foi-se o tempo em que uma Copa do Mundo era ganha com juvenis. 

Por outro lado, a Argentina tem Messi que finalmente tem repetido com a seleção as boas atuações que encantam o mundo e o Uruguai, mesmo tendo perdido um pouco de sua força, vive a melhor fase de sua história recente, tendo sido, como definiu o escritor Luís Fernando Veríssimo, o 'campeão da emoção' na última Copa.


Se no duelo de Resistência faltou luz, com certeza não faltará brilho na partida de hoje. 

***
Atualização: O Uruguai fez, dentro de sua proposta defensiva, um bom primeiro tempo enquanto a Argentina martelava sem sucesso. No começo do 2° tempo, o Uruguai demonstrou mais iniciativa e chegou com perigo algumas vezes. Mas após a saída de Diego Lugano, o sistema defensivo celeste se desmontou e brilhou a estrela de Messi. No final 3x0 foi pouco. E a Argentina mais madura e com um Messi cada vez mais inspirado vai se credenciando como uma das favoritas à Copa-14, para desespero dos publicitários ufanistas que andam por aí.... 

Veja também: CBF x Clubes: Quem perde é o torcedor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário