sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Humor: E se seu pênis fosse um Rockstar?

Desculpem o título escatológico do post, mas não poderia deixar de compartilhar o engraçadíssimo videoclipe da música "Cock Rockin" do duo australiano Jackson Firebird, que usa justamente essa premissa em uma animação que apresenta o dito cujo caracterizado como alguns rockstars famosos. Tirem as crianças da sala e confiram:   
O Jackson Firebird é formado pelo guitarrista e vocalista Brendan Harvey e pelo baterista Dave Hudak. Para saber mais sobre esses malucos:

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Adiós, Paco!

Acredito que poucas vezes houve tanta unanimidade em torno de um instrumentista como quando se fala em Paco de Lucia, que faleceu nessa quarta aos 66 anos. Não sei dizer exatamente como entrei em contato com sua música. Tenho uma vaga lembrança de ter visto algo na tv quando criança. Mais tarde, na adolescência quando comecei a dedilhar um violão e a me interessar por música de verdade me deparei com um álbum de Paco de Lucia em uma locadora de CDs (sim crianças, houve uma época pré-MP3 em que chegamos a ter locadoras de CDs). Nessa época aliás eu costumava alugar uns 5 cds por semana e gravá-los em fitas K7 e ouvi-las incansavelmente.
E uma dessas fitinhas era justamente o álbum "Paco de Lucia Sextet Live... One Summer Night", originalmente lançado em 1984. Embora não entendesse exatamente o  que se passava ali, era demais a energia que se emanava daquele violão e aquela mistura de jazz-flamenco, capaz de cativar um adolescente 'metaleiro'. 
Das faixas que eu mais gostava estavam "Palenque" (que tem uma introdução que até hoje eu não entendo direito mas me esgoelava cantando como se fosse "La Capivara") e "Solo quiero caminar"
Por isso, além de toda a importância histórica de Paco de Lucia para a música flamenca (segundo a lenda um cara que tocava com orquestras sem saber partitura, tirando tudo de ouvido e decorando, ficando livre para interpretar suas peças e deixar toda emoção fluir...), vejo nele a importância de um grande ícone que com sua arte ampliou o horizonte de muitas mentes. No meu caso, foi o músico que me fez ir além do óbvio. Depois de Paco, ouvi Chic Corea, Hermeto Paschoal, John McLaughlin, Al di Meola e outros, simplesmente porque seus álbuns estavam na prateleira 'jazz/instrumental' que Paco de Lucia ocupava na velha locadora.
Assim, antes de dizer 'adiós' só me resta dizer 'gracias' a esse mestre que indiretamente tanto me ensinou. E talvez o maior tributo que possa prestar seja ouvir a célebre gravação de seu sexteto que tanto me marcou musicalmente...   

Veja também:

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Adidas: Quem vê nádegas não vê coração

Causaram polêmica as camisas da Adidas alusivas à Copa do Mundo de 2014. Uma delas diz "Lookin' to score" que tem duplo sentido de 'marcar'  (pontos ou gols) e "faturar" (em um sentido, digamos, sexual). A segunda dispensa interpretações ao mostrar um "coração-nádegas" com os dizeres "I love Brazil".

Órgãos oficiais como a Embratur se manifestaram contra a Adidas que parece ter cancelado as vendas das camisetas. A alegação é de que poderiam estimular o "turismo sexual".

Embora eu não tenha gostado da camiseta por seu conteúdo sexista e achar de "mau gosto", acho que seriam perfeitamente aceitáveis na cultura carnavalizada em que vivemos. É irônico que o país que diz se orgulhar de seu Carnaval em que mulheres seminuas desfilam por aí e onde "popozudas" tem status de popstar nessa cultura tosca do funk se sinta constrangido com uma simples camiiseta. E o delicaco tema da exploração sexual tem a ver com muitos outros fatores sociais dos quais nossos governos não conseguem dar conta. 

Outro dia me deparei em uma loja da rede Renner com uma camiseta com os dizeres "Brazilians do it better" ("Brasileiros fazem melhor") e não vi ninguém reclamando. Sem contar com camisetas como as da 'grife' "Pânico" (do programa de TV) que como regra trazem mensagens sexistas de duplo sentido e são vendidas em grandes lojas por aí.

Brigar com a Adidas por causa das camisetas é culpar o espelho pelo que ele mostra. Se tratássemos a educação com mais seriedade, certamente projetaríamos naturalmente uma imagem mais positiva de nossa nação...

Por essas e outras, fica aí nossa canção manifesto:

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Banda Carapuça contra o Fanatismo e a Violência no Futebol

Após mais um final de semana vergonhoso para o futebol brasileiro, quando torcedores organizados do São Paulo FC assassinaram um torcedor do Santos FC, cá estamos nós a lamentar a violência que estraga essa nossa paixão. O meu intuito com esse blog é, entre outras coisas, mostrar como a paixão por um clube de futebol pode resultar em manifestações culturais muito interessantes, as quais busco divulgar por aqui, colocando esse objetivo acima de qualquer sentimento clubístico.
Infelizmente, mesmo após os episódios deploráveis de 2013, como a morte do garoto boliviano em Oruro ou a batalha campal de torcedores de Atlético Paranaense e Vasco na rodada final do Brasileirão, a história continua a mesma, mostrando que somos incapazes de aprender com os erros e que criminosos organizados se escondem sob a flâmula de um clube para propagar sua barbárie.
Nesse sentido, nada poderia traduzir melhor o sentimento dos torcedores que amam futebol mas tem massa crítica suficiente para distinguir rivalidade de qualquer tipo de ódio do que a música "Fanático" da banda paulista Carapuça. Em um vídeo muito bem feito, a banda apresenta depoimentos de personalidades do mundo do futebol (como os comentaristas Juca Kfouri e Osmar Oliveira) como introdução para uma música cuja letra é um verdadeiro chute na cara desses seres medríoces que se unem com o único intuito de destruir. Vale muito a pena conferir:

A banda Carapuça é formada por Guille (bateria), Animal (voz), Chamuska (guitarra) e Mago (baixo). 

Para saber mais, curta a página da banda no Facebook: 
http://www.facebook.com/carapucarock

Faça o download gratuito do álbum de estreia da banda Carapuça em seu site oficial: 
http://www.carapuca.com/index.html

Veja também:

Sullivans: ouça o EP de estreia da banda

domingo, 23 de fevereiro de 2014

'Robocop' de José Padilha é melhor do você imagina

Estava muito ansioso para assistir ao remake de Robocop. Primeiro por se tratar de um personagem icônico que marcou minha infância (tinha álbum de figurinhas, poster e lembro de esperar 2 horas pela última sessão para ver o filme Robocop 2 com o meu saudoso pai porque a sessão que iríamos ver tinha se esgotado). A segunda razão era ver como José Padilha se sairia em seu desafio hollywoodiano de tentar repetir o sucesso de seu "Tropa de Elite" agora em nível global.
E para alegria geral da nação, o ROBOCOP de Padilha é ESPETACULAR. A manjada história do policial Alex Murphy (dessa vez na pele e na armadura de Joel Kinnaman)  que se transforma no policial robô foi atualizada com tanta sagacidade que parece estar sendo contada pela primeira vez.
Os dilemas éticos óbvios do conflito homem x máquina são explorados na medida certa, sem o pieguismo que levam muitos diretos a matar a narrativa de ação.

Padilha como poucos sabe que o segredo do sucesso está na força da narrativa e, embora visualmente o filme seja igualmente impecável, fica evidente que a preocupação em se contar uma história intensa sempre esteve em primeiro plano.
Os personagens são muito bem desenvolvidos. Michael Keaton tem uma de suas maiores atuações (pelo menos que eu me lembre) como o cínico magnata dono da OmniCorp, Gary Oldman é um grande coadjuvante como o Dr. Dennet Norton e Samuel L. Jackson está impagável como Pat Novak, uma espécie de Datena do futuro que tenta manipular a opinião pública.
Os elementos políticos como uma crítica implícita à política externa norte-americana, a atuação de lobistas no congresso, a corrupção policial estão todas presentes, o que transformam a narrativa de ficção científica em uma grande alegoria.

A escolha da trilha sonora também é digna de nota: mais improvável do que ver um remake de Robocop dirigido por um brasileiro é esse filme conter uma sequência de ação inteira tendo como fundo musical o clássico "Hocus Focus", da mítica banda de rock progressivo holandesa Focus, executado na íntegra! Outro momento rocker do filme fica com "I fought the law" do Clash, executada após a cena final do filme e que vai fazer você sair do cinema cantarolando e com um sorriso no rosto.
Enfim, um filmaço que superou todas as minhas expectativas e que certamente abrirá muitas portas para Padilha mostrar seu talento em projetos ainda maiores.

Veja também:

O Hobbit: A desolação de Smaug (review)

sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Terço: banda fará show gratuito em Votorantim/SP

A lendária banda de rock progressivo "O TERÇO" será a principal atração do evento CARNAROCK em Votorantim/SP. O show GRATUITO ocorrerá no dia 02 de março, domingo de Carnaval na Praça Zeca Padeiro, situada no centro de Votorantim, junto à Prefeitura Municipal.

O Terço conta em sua formação atual com Sérgio Hinds (guitarra), Flávio Venturini (teclados e voz), Sérgio Magrão (baixo) e Fred Barley (bateria).

Esta será a segunda edição do Carnarock. A primeira edição ocorreu nos mesmos moldes pela primeira vez no ano passado e teve como atração principal outra lenda do rock nacional: a banda CASA DAS MÁQUINAS (veja como foi CLICANDO AQUI).

Além de O TERÇO, o Carnarock 2014 terá a participação das bandas Hippie Hunter, Lecher, Fire Strike, Symptomen e Dream Wild.  O Carnarock é promovido pela Secretaria da Cultura de Votorantim.

Veja também:

Casa das Máquinas: incendiando o Carnaval em Votorantim/SP

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pop Javali: música nova e show de lançamento do novo álbum

A banda de Hard Rock POP JAVALI divulgou nessa semana mais uma faixa do seu novo álbum "The Game of Fate". Trata-se da pesada "Wrath of Soul", que mistura metal com a sonoridade progressiva da banda. Confira:


Além disso, a banda divulgou recentemente o show que marcará o lançamento de "The Game of Fate", que terá outra atração de peso: o power trio DR. SIN, dos irmãos Andria e Ivan Busic, responsáveis pela produção deste novo trabalho da banda.
Para maiores informações, curta a página da banda Pop Javali no Facebook: http://www.facebook.com/popjavali

Veja também:
Pop Javali: ouça "Healing no more" faixa do novo álbum da banda

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Música independente: Conheça o Coletivo UNIFICA ROCKER

O Coletivo Unifica Rocker é um projeto musical independente que pretende criar espaços para bandas que desenvolvem um trabalho autoral apresentem e divulguem seus trabalhos. 

O projeto tem como idealizadores os músicos Marcelo Effe e Dan Sullivan, respectivamente, vocalista e baterista da banda Sullivans e a príncipio agrega bandas da região de Interlagos, São Paulo, mas com o claro objetivo de projetar-se para além de sua própria região. 

O primeiro grande passo para atingir esses objetivos será a realização do Unifica Rocker Fest, a ser realizado no próximo dia 22, e que com shows das bandas SULLIVANS, NONTRIVIAL, QUIXOTESKA e INGLORIOUS DEAD, entre outras atrações:
Através de sua página no Facebook, o Coletivo Unifica Rocker convida todos os interessados a entrarem em contato e ficarem ligados nas novidades do projeto:

Mais uma iniciativa bacana e que merece ser divulgada!

Veja também:

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Aloísio "Boi Bandido": Primeiro gol e voadora na China

O mercantilismo tem deixado o futebol brasileiro carente de ídolos autênticos. Que o digam os torcedores do São Paulo FC que viram seu xodó em 2013 Aloísio, o "Boi Bandido", ser vendido sem o menor pudor para o Shandong Luneng, time do técnico Cuca e do meia Montillo, na China.

Aloísio pode não ser um primor em técnica, mas pelo São Paulo fez ótimas partidas e conquistou a torcida com a maluquice de suas voadoras. E no último final de semana pode finalmente apresentar seu peculiar cartão de visitas aos chineses ao comemorar o gol de pênalti marcado na vitória de sua equipe por por 2 a 1 sobre o Shanghai Shenxin em partida amistosa. Veja os gols:
Eu gosto muito do Aloísio e desejo a ele bastante sucesso, desejo que tentei expressar com o "Rock do Boi Bandido", música que fiz em sua homenagem. Confira:

Enquanto o Boi Bandido faz sucesso na China, o São Paulo segue sofrendo com maus resultados e a inconstância de seu ataque. Vai entender...

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cachorro zagueiro rouba a cena em clássico paraense

O clássico Remo x Paysandu terminou 0x0 mas teve o lance mais pitoresco do final de semana. Um cachorro invadiu o gramado e, como um verdadeiro 'cão de guarda' atrapalhou o ataque do Remo ajudando o Paysandu. Melhor que muito zagueiro da série A do Paulista... Confira o vídeo:

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Corinthians, Palmeiras e o Fator Romarinho

#TrueStory
Romarinho foi decisivo no clássico Corinthians e Palmeiras neste domingo. Como, se o jogo terminou empatado? Simples, Romarinho é um jogador que não assusta ninguém, mas que se especializou em marcar gols no Palmeiras, que parece sofrer da síndrome do "Por que faz isso, Romarinho?", meme que tornou-se bastante popular nas redes sociais.
NOME: Romarinho.
FUNÇÃO: Marcar gols no Palmeiras.
No jogo de hoje não foi diferente. Com Romarinho em campo o Palmeiras pouco criou e levou o gol de seu algoz aos 15" do segundo tempo. Contudo, o técnico Mano Menezes ignorou a MÍSTICA do atacante corintiano e decidiu sacá-lo aos 36". O que aconteceu em seguida era óbvio. Sem a cryptonita Romarinho para afugentar seus atletas, o Palmeiras empatou a peleja no minuto seguinte a sua saída. E é claro que somente um atacante com o nome de Alan Kardec para combater algo sobrenatural como essa sina envolvendo Corinthians, Romarinho & Palmeiras.

Aprenda essa, Mano. E se quiser ganhar do Palmeiras já sabe, é Romarinho os 90 minutos e os acréscimos que se fizerem necessários...

Veja também:

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Deep Purple: 40 anos do clássico "Burn"

Há 40 anos o DEEP PURPLE acrescentava mais um clássico a sua célebre discografia. Apresentando ao mundo os talentos do até então desconhecido do vocalista DAVID COVERDALE e trazendo um reforço de peso chamado GLENN HUGHES, que além de exímio baixista sempre foi um excelente cantor, "BURN" é, como o próprio nome sugere, um disco incendiário.
Acredito que não há exagero algum dizer que os dois novos integrantes revigoraram a banda, que nessa reformulação manteve RICHIE BLACKMORE (guitarra), o saudoso 'maestro' JON LORD (teclados) e IAN PAICE (bateria). 
A faixa título que abre o disco é uma das mais espetaculares de toda a história do rock'n'roll e nesses quarenta anos deve ter entortado o pescoço de muita gente com seu marcante riff inicial. Também já dava mostras da preciosa contribuição de Glenn Hughes como vocalista, cantando trechos da música numa dinâmica muito bacana com Coverdale. 
A cadenciada "Might just take your life" tenta apagar um pouco o incêndio inicial e aqui quem dá as cartas é Jon Lord. Em "Lay Down, Stay Down" Ian Paice mostra já nos versos iniciais porque é considerado um monstro das baquetas. "Sail Away" é uma parceria entre Coverdale e Blackmore que tem um riff hipnotizante. 

"You fool no one" tem uma introdução percussiva bastante interessante e um Blackmore inspirado em cada nota, além do belo dueto Coverdale/Hughes. Em "What's goin' on here", um Blackmore vibrante novamente rouba a cena. 
"Mistreated" é um blusão com a cara de David Coverdale, e é na minha opinião, sua melhor interpretação no disco, apresentando muitas características que ele levaria consigo em toda sua carreira.

A faixa instrumental "A 200" fecha o disco dando a obra o seu toque progressivo, no sentido "setentista" do termo.

Se você é daqueles que usa o termo superbanda para se referir a qualquer reunião de músicos famosos em uma banda caça níquel, deveria ouvir atentamente essa obra-prima feita em uma época em que todas as grandes bandas eram superbandas. 

Veja também:

Review: Whitesnake - Monsters of Rock 2013 (Arena Anhembi - 20/10/2013)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Velhas Virgens: músicas para a Copa 2014

Por mais controversa que seja a Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil, o fato é que ela está batendo à porta e quem gosta de farra vai acabar se divertindo do mesmo jeito. Por isso, pra quem quer farra e rock'n'roll, a trilha sonora já está aí e em dose dupla graças à banda Velhas Virgens. 

A primeira delas é a "Ganha essa Copa Brasil". Misturando marchinha carnavalesca com rock'n'roll a letra é impagável e, apesar de um tanto ufanista para o meu gosto,  é bem divertida! Confiram: 
A outra é "Maracanazo nunca mais", que se refere à histórica derrota brasileira para o Uruguai na Copa de 1950:


A Copa 2014 será a inspiração da turnê temática "Carnavelhas" que a banda promove anualmente. 

Veja também:

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Magnum: teaser do novo álbum

"Escape from the shadow garden", o novo álbum do Magnum será lançado somente no dia 24/03, mas uma prévia pode ser ouvida no vídeo abaixo que apresenta a faixa "Too Many Clowns" e imagens do DVD que  acompanhará o álbum. Confira:

Tracklist completo:

01. Live 'Til You Die
02. Unwritten Sacrifice
03. Falling For The Big Plan
04. Crying In The Rain
05. Too Many Clowns
06. Midnight Angel
07. The Art Of Compromise
08. Don't Fall Asleep
09. Wisdom's Had Its Day
10. Burning River
11. The Valley Of Tears
Veja também:
Pop Javali: ouça faixa do novo álbum

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sony divulga o ganhador do concurso Supersong


A Sony finalmente divulgou o ganhador do concurso Supersong, destinado a escolher uma música que irá fazer parte da 'trilha sonora' oficial da Copa do Mundo Fifa 2014.

O vencedor foi o norte-americano ELIJAH KING com a música 'Vida' que de acordo com o regulamento da competição será reescrita e regravada pelo cantor pop latino Ricky Martin. Confira a música vencedora:

Mais uma vez, aproveito para convidar os nobres leitores deste blog a verem também a minha contribuição rocker ao concurso:

Veja também:
Música: "Imagina na Copa..."

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Coletânea de Southern Rock com bandas nacionais disponível para download gratuito

O site Southern Rock Brasil é o principal divulgador do estilo no Brasil e não só traz novidades das bandas gringas, como dá grande apoio as bandas nacionais, como a organização da coletânea "Southern Rock Brasil Collection", que chega a sua oitava edição (ouça no player abaixo).

A Southern Rock Brasil Collection conta com 22 bandas nacionais, todas com trabalho autoral. Para baixar a coletânea gratuitamente (e também as edições anteriores) clique no link abaixo e siga as instruções:


Para ficar sempre por dentro das novidades, siga o site Southern Rock Brasil nas redes sociais:


Twitter: @southernrockbr

Veja também:
Review: Joanatan Richard: "Rockin' this crazy world"

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pato, Ganso e outras aves imaginárias

A bombástica transação entre Corinthians e o rival São Paulo envolvendo a troca de Alexandre Pato e Jadson foi tão bizarra que não deixou ninguém plenamente satisfeito.

Sobre o lado corintiano, podemos constatar o seguinte: o clube não admitirá jamais, mas a rapidez com que se deu a negociação mostra que o clube cedeu a pressão da torcida e agiu de modo drástico para dar uma satisfação a ela. Na ponta do lápis, somente aumentará o prejuízo da equivocada contratação de Pato que estava em péssima fase no Milan e veio como se fosse um novo Ronaldo, embora em termos de conquista na carreira Pato não chegue a um décimo do ex-9 que, com auxílio de sua eterna parceira Nike, ajudou a ressuscitar o Corinthians pós-descenso. Em termos técnicos, a chegada de Jadson, que não é nenhum cracaço, somará muito à equipe e acredito que venha facilmente se tornar titular. E há o fato positivo de se livrar de um peso morto na equipe, já que Pato em toda sua passagem pelo Corinthians foi mais problema que solução.

O São Paulo por sua vez, parece aquele cidadão que de repente se viu diante de uma grande oferta e acabou adquirindo um produto de grife mais por ocasião do que por necessidade. Ok, o ataque do tricolor não é uma maravilha. Mas não vejo como o reserva do Romarinho vá ser a salvação de qualquer ataque.

Pato vem de um momento de péssima fase técnica e tem imensa rejeição entre os torcedores são-paulinos. Além disso, chega em um clube que vive forte clima de desconfiança, onde a tensão de uma eleição e da campanha pífia em 2013 ainda parecem pesar. Difícil ser otimista diante de um cenário desses.
Para piorar, O São Paulo já tem um mico enorme chamado PAULO HENRIQUE GANSO. Contratado para ser a estrela do time, apresentado como "Maestro", o meia está mais para freio de mão do que para o motor do time. E convenhamos mais de um ano e meio de clube é tempo mais do que suficiente para qualquer jogador "diferenciado" brilhar.

Quatro anos depois da Copa da África, quando Dunga foi massacrado por não levar Ganso, o que vemos não é nem sombra do meia que brilhou no Santos. Tal qual Pato, Ganso foi pintado como craque iluminado, mas ambos se tornaram anedotas e agora, ou as duas aves se bicam e fazem renascer a fênix de seu futebol, ou teremos o conto do Patinho Feio ao contrário, em que os que se julgavam aves de belo futebol eram, na verdade, duas avezinhas mequetrefes...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Promoção Eyeliner e Blog Na Mira: Futebol e Rock’n’Roll

GANHE UM PAR DE INGRESSOS PARA VER A BANDA EYELINER NO ASTEROID DIA 12/03!

Quer ganhar um par de ingressos para ver a banda de hard rock Eyeliner e mais duas outras  bandas no Asteroid? Então siga os passos abaixo e participe da promoção:

1) Curta as páginas da banda Eyeliner e do Blog Na Mira Futebol & Rock’n’Roll:




2) Responda nos comentários: QUAL O NOME DA MÚSICA DA PRIMEIRA DEMO DIGITAL DA BANDA EYELINER? (dica: você pode ouvi-la clicando aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Knn9zaDxMhk);


3) Pronto! Você já está concorrendo! O resultado será divulgado dia 11/03 nas páginas da banda Eyeliner e do Blog Na Mira Futebol & Rock’n’Roll . O sorteio será feito utilizando um site de sorteio automático. Só poderão concorrer aqueles que tiverem curtido a página da banda e do Blog no Facebook. 


Asteroid: Rua Aparecida, 737 - Jardim Santa Rosalia, Sorocaba - SP.

Veja também:

Eyeliner: banda divulga sua primeira demo

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sullivans: ouça o EP de estreia da banda

A banda Sullivans, de São Paulo, acaba de lançar seu primeiro EP,  intitulado ‘Grunoise’. 
O EP Grunoise apresenta somente 3 músicas, mas que já servem como um ótimo cartão de visitas. Nelas, o “Sullivans” apresenta um rock’n'roll pesado, com letras em português muito bem sacadas e críticas, com destaque para a faixa "Querem me calar". Ouça:

Uma outra curiosidade é que a banda encabeça a organização do Coletivo ‘Unifica Rocker’, que é formado por bandas e músicos da região de Interlagos, Zona Sul de São Paulo, que buscam a criação de espaços para que bandas autorais mostrem o seu trabalho.
A banda é formada por Marcelo Effe (vocal), Carlos Sullivan (guitarra),  Dan Sullivan (bateria) & Diego Sullivan (baixo). 
O show de lançamento do EP Grunoise ocorre dia 22/02/2014 no Balburdya Rock Bar: Rua José Solana 341, Interlagos/SP, e contará com a apresentação da banda Nontrivial e mais 2 outras bandas a confirmar. 



Para saber mais sobre a banda, confira a entrevista que realizei com o "Sullivans" para o site Tricolor on the Rock: 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Corinthians x Organizada: clube colhe o que plantou

O futebol no país da Copa anda mesmo impossível. Se não bastasse o Campeonato Brasileiro de 2013 ainda não ter acabado, um novo e bizarro episódio toma conta do noticiário esportivo: a agressão praticada por torcedores organizados a funcionários e atletas do Corinthians.

Essa agressão, ainda que lamentável, contudo, não me parece nem um pouco surpreendente.

O Corinthians ultrapassou todos os limites de cumplicidade no episódio Kevin Espada, quando, juntamente com sua aliada Rede Globo, não poupou esforços para resgatar seus agora infiéis gaviões da prisão boliviana e transformá-los em coitados e injustiçados.

Coincidentemente ou não, depois disso a coisa só desandou para os alvinegros e o time multicampeão virou piada nacional (com direito a selinho e a criação do neologismo "EmpaTITE").
Nem o autor do gol que deu o título mundial
ao clube escapou das agressões...
E se o segundo semestre de 2013 foi sofrível, 2014 começou ainda pior com o time sendo surrado dentro (humilhante derrota por 5x1 para o Santos) e fora de campo (literalmente).

Ironicamente, o clube agora quer encabeçar uma greve, o que atingiria em cheio sua preciosa Rede Globo, que detém os direitos do Paulistão e que pouco impacto teria em seus agressores.

A própria ideia de se cogitar uma greve me parece um delírio. Afinal, isso é caso de polícia e pouco tem a ver com a responsabilidade da Federação. Os clubes paulistas deveriam sim era fazer greve para que se resolvesse justamente o caso da Portuguesa, por exemplo.

No caso do Corinthians o que se observa é a covardia em se romper com a organizada e a tentativa de compartilhar a responsabilidade de sua decisão com os demais clubes.

De qualquer forma, isso tudo é só mais um alerta para que os clubes e as autoridades saiam de sua zona de conforto e atuem com rigor para que esse traço varzeano do nosso futebol, que faz com que um grupo de torcedores aja como se lidassem com o time da sua vila, para algo que possa ser minimamente adequado ao futebol profissional.

Veja também:

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sony divulga os 5 finalistas do Supersong

O concurso Supersong da Sony que escolherá uma música para integrar o cd oficial da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil chega a sua reta final. Agora restaram apenas 5 participantes e apenas um será o vencedor que terá sua música regravada pelo astro pop latino Ricky Martin. Conheça os finalistas:

Veja também a música que eu fiz para participar do concurso, mas que infelizmente (ou felizmente, vai saber...) ficou de fora:

domingo, 2 de fevereiro de 2014

O dia em que o Tolima conquistou o Brasil

Há exatos três anos o Deportes Tolima da Colômbia entrava para a 'história do Futebol Brasileiro' ao vencer o Corinthians por 2x0 em Ibagué, Colômbia, causando pela primeira (e até aqui única) vez na história a eliminação de um clube brasileiro em uma fase preliminar da Copa Libertadores da América (leia mais clicando aqui).
Danny Santoya, aos 20, e Wilder Medina (foto), aos 32 minutos do segundo tempo foram os carrascos da histórica noite de 02 de fevereiro de 2011 (confira ficha completa clicando aqui). Mas a história teve início antes mesmo do empate em 0x0 em pleno Pacaembu no jogo de ida.
A data era 05 de dezembro de 2010, dia de rodada final do Campeonato Brasileiro. O Corinthians dependia de uma vitória e derrotas de Fluminense e Cruzeiro para ser campeão. Porém, nada deu certo naquela tarde. Um falha grotesca de Júlio César (veja vídeo abaixo) em uma saída de bola custou muito caro e, mesmo tendo conseguido chegar ao empate em 1x1 a sensação era de derrota, afinal aquele resultado custou não apenas o título, mas também deixou o time alvinegro na 3ª colocação, posição que colocava o Corinthians na fase preliminar da Libertadores.
De forma surpreendente, os jogadores corinthianos demonstravam total desconhecimento do regulamento do campeonato. Na saída do gramado do Serra Dourada, Ronaldo lamentou dizendo:"Não deu agora, porém de qualquer forma ano que vem estamos na Libertadores", ao que foi interrompido pelo repórter que o informou que estavam classificados para a fase PRÉ-Libertadores. Ronaldo, então, de forma soberba, categoricamente afirmou: "Isso não é um problema para a gente" (leia mais aqui).
O próprio técnico Tite demonstrou surpresa com o fato de disputar a Pré-Libertadores, chegando a questionar o repórter que o entrevistava: "Não temos de esperar o Goiás na Sul-Americana? É pré-Libertadores direto?". 
Talvez tenham achado que apenas o nome de Ronaldo (bastante roliço na ocasião) seria suficiente para ganhar os jogos do então desconhecido time Colombiano. O fato é que o menosprezo  pelo adversário foi fatal. 
Com a vitória, o Tolima avançou para o grupo 7 que tinha Cruzeiro (BRA), Estudiantes (ARG) e Guarani (PAR). Só a título de comparação, o Cruzeiro, que terminou líder do grupo, empatou em 0x0 com o Tolima na Colômbia e venceu por 6x1 o jogo de volta. Com o terceiro lugar no grupo "El vino tinto y oro" foi eliminado. Mas se a campanha não foi gloriosa, pelo menos o sucesso inicial serviu para gravar o nome do clube na história. 
O Corinthians, como todos sabem, se recuperou a ponto de conquistar o título inédito em 2012. Já o Tolima utilizou toda a experiência adquirida para eliminar o Universidad Cesar Vallejo, do Peru, avançando para a fase de grupos da Libertadores 2013. 

Tite e seus comandados já podem ficar preocupados...

Fontes:

Veja também:

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Errar é o Mano

Mano Menezes é um mistério do futebol brasileiro. Seus méritos, que inegavelmente existem, foram de certa forma superestimados e títulos de série B e Copa do Brasil foram suficientes para alçá-lo ao cargo de técnico da seleção brasileira, que, por mais que não gostemos, é uma das principais seleções do mundo e a anfitriã da próxima Copa do Mundo.

Era evidente que etapas tinham sido queimadas e que Mano não chegaria a Copa do Mundo. O fracasso nas Olímpiadas de Londres (morreu abraçado a Neymar que não jogou o que se esperava e sequer tentou uma forma de colocar Lucas, então em grande fase para jogar), mostrou que o estilo retranqueiro de Mano (do tipo "fecha todo mundo atrás e toca para o Ronaldo que é gol") estava aquém do que se esperava da seleção (estilo que não difere muito de seu sucessor Felipão, que, contudo, parece ter um pouco mais de sorte...).

Assim, a queda de Mano foi tudo, menos surpreendente, deixando em má-situação os comentaristas de tv 'chapa branca' que sempre achavam um jeito de defender Mano.

Depois de um tempo fora de cena, uma chance de ouro para Mano Menezes: treinar o Flamengo, time de massa e de mídia, belo emprego para quem precisava limpar a barra com a opinião pública. No entanto, aí sim de forma surpreendente, ele largou o barco flamenguista pelo caminho com a pior das desculpas. dizendo que o time não compreendia o que ele queria.

Talvez Mano estivesse esperando que Tite fosse cair logo, devido à fraca campanha em 2013. Mas mesmo indo muito mal, o Corinthians o manteve Tite até o final do ano.

Imagino que Mano Menezes esperasse encontrar um Corinthians poderoso, que precisasse de apenas um empurrãozinho para se reanimar e voltar a vencer. Certamente não contava que ele fosse literalmente "pagar o Pato" com um início de estadual decepcionante para seu torcedor, incluindo os sonoros 5x1 da última quarta quando sua equipe foi engolida pelo Santos.

Após um resultado desse, é pouco provável que o treinador vá ter alguma paz, pois já está sob forte desconfiança. E um outro tropeço desse nível pode ser fatal não só para a permanência de Mano Menezes no Corinthians, mas seria também um grande revés para a carreira de treinador, que de 'técnico top' poderia passar a ser visto como mediano.

Para que isso não ocorra, Mano precisará de muito trabalho para evitar que o trocadilho infame do título deste post, se torne um rótulo a ser carregado para sempre pelo treinador alvinegro. 

Veja também:

Mano Menezes: Crônica de uma queda anunciada