quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Adiós, Paco!

Acredito que poucas vezes houve tanta unanimidade em torno de um instrumentista como quando se fala em Paco de Lucia, que faleceu nessa quarta aos 66 anos. Não sei dizer exatamente como entrei em contato com sua música. Tenho uma vaga lembrança de ter visto algo na tv quando criança. Mais tarde, na adolescência quando comecei a dedilhar um violão e a me interessar por música de verdade me deparei com um álbum de Paco de Lucia em uma locadora de CDs (sim crianças, houve uma época pré-MP3 em que chegamos a ter locadoras de CDs). Nessa época aliás eu costumava alugar uns 5 cds por semana e gravá-los em fitas K7 e ouvi-las incansavelmente.
E uma dessas fitinhas era justamente o álbum "Paco de Lucia Sextet Live... One Summer Night", originalmente lançado em 1984. Embora não entendesse exatamente o  que se passava ali, era demais a energia que se emanava daquele violão e aquela mistura de jazz-flamenco, capaz de cativar um adolescente 'metaleiro'. 
Das faixas que eu mais gostava estavam "Palenque" (que tem uma introdução que até hoje eu não entendo direito mas me esgoelava cantando como se fosse "La Capivara") e "Solo quiero caminar"
Por isso, além de toda a importância histórica de Paco de Lucia para a música flamenca (segundo a lenda um cara que tocava com orquestras sem saber partitura, tirando tudo de ouvido e decorando, ficando livre para interpretar suas peças e deixar toda emoção fluir...), vejo nele a importância de um grande ícone que com sua arte ampliou o horizonte de muitas mentes. No meu caso, foi o músico que me fez ir além do óbvio. Depois de Paco, ouvi Chic Corea, Hermeto Paschoal, John McLaughlin, Al di Meola e outros, simplesmente porque seus álbuns estavam na prateleira 'jazz/instrumental' que Paco de Lucia ocupava na velha locadora.
Assim, antes de dizer 'adiós' só me resta dizer 'gracias' a esse mestre que indiretamente tanto me ensinou. E talvez o maior tributo que possa prestar seja ouvir a célebre gravação de seu sexteto que tanto me marcou musicalmente...   

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário