segunda-feira, 1 de abril de 2013

G.I. Joe 2: Retaliação

Quem procura um filme apenas divertido, sem se preocupar muito com a profundidade da narrativa, pode encontrar algumas qualidades em "G.I. Joe 2: Retaliação" (dir. Jon M. Chu). Afinal, ninguém pode esperar mais que isso de um filme inspirado em um linha de brinquedos e que tem o grandalhão Dwayne Johnson, na pele de Roadblock, como protagonista.
Deve ter muito marmanjo que, assim como eu, era fã dos G.I. Joe (por aqui batizados de "Comandos em Ação"). Por isso, impossível não ter uma certa nostalgia ao ver seus personagens favoritos de infância na tela grande.
Na trama dessa segunda aventura cinematográfica, os soldados de elite do exército americano se veem encrencados quando o grupo terrorista Cobra faz o que todo terrorista sonha em fazer: sequestram o presidente norte-americano, colocando o Zartan, o vilão mestre em disfarces, em seu lugar. O falso presidente arma uma emboscada para os Joes que ficam reduzidos a apenas quatro (entre os quais Snake Eyes, o popular "ninja negro", que com sua armadura negra parece mais um metal hero de uma série japonesa dos anos 90 que um soldado de elite do exército americano), mas recebem alguns reforços ao longo do caminho, 
Paralelo a isso, o Comandante Cobra é resgatado de um prisão de segurança máxima por, o popular "ninja branco".  Com o falso presidente e o Comandante Cobra livres, o plano de domínio global da organização criminosa parecem próximos de se concretizar.
Mas eis que "o primeiro Joe", ninguém menos que o vovô 'duro de matar' Bruce Willis, aparece para dar aquela força aos heróis. Sua participação ainda que rápida é um dos momentos mais divertido do filme, especialmente quando ele mostra alguns brinquedinhos que ainda guarda em casa.
Falando novamente em nostalgia, a narrativa reflete um pouco a inocência perdida nos filmes de ação. O Comandante Cobra, um vilão à moda antiga. Sua única ambição é dominar o mundo. E só. Não há motivações políticas ou nada parecido para justificar a sua maldade, o que se aplica a seus comparsas. É o bem contra o mal pura e simplesmente.
Não é preciso falar que os planos do Cobra serão frustrados da maneira mais cartunesca possível. E com muitos tiros e explosões. Ah, e com uma espetacular sequência de lutas de ninjas. Confira o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário