sábado, 31 de outubro de 2015

Review: ESDRAS - Mais Próximo Do Fim (EP)

O metalcore pode ser um terreno bastante ardiloso. Ao mesmo tempo que abre margem para um público mais heterogêneo, corre-se o risco de encontrar resistência dos fãs mais puristas de ambos estilos que lhe servem de referência. Porém, aqueles que não se apegam a rótulos não encontrarão obstáculos para apreciar esse ótimo trabalho da banda ESDRAS, quinteto formado na cidade de Sorocaba/SP. 
Lançado em 2014, o EP "Mais próximo do fim" conta com 6 faixas, sendo uma delas instrumental e as outras cantadas em Português.
   
O EP abre com a faixa "Snake" chutando tudo. Riffs potentes e fraseados melódicos e uma boa dinâmica alternando cadência com andamentos mais rápidos, em uma letra que fala sobre falsas amizades.


"Chuva de Fogo" tem temática tipicamente hardcore, com a crítica "ao sistema que nos faz sofrer". O riff principal é bem marcante e desenvolvimento da música é um exemplo bem sucedido de como elementos do metal e hardcore se complementam. 

"Espinhos" é a faixa seguinte, que surge quase como uma continuação da faixa anterior. Mais melódica, a música traz um coro bem legal ("o verdadeiro guerreiro nunca mede esforço") que poderia muito bem ser uma profissão de fé de quem escolhe o caminho do underground.


"Interlude" é uma faixa instrumental que não foge das características gerais das demais músicas e que prepara o terreno para a faixa mais forte do EP: "Maria da Penha", uma crítica contundente sobre um tema atual e bastante relevante que é a violência contra as mulheres. Especialmente no âmbito tradicionalmente machista do rock, uma mensagem urgente e que por si só já valeria todo o EP.


Encerrando o trabalho, "Pote de Ouro", outra faixa com viés mais hardcore e com temática crítica, desta vez direcionada àqueles que exploram a fé alheia para ganho financeiro.

Ironicamente, o título desse ótimo trabalho acabou se tornando um tanto quanto profético, já que no dia 15 de outubro o Esdras anunciou em sua página do Facebook o encerramento de suas atividades, pondo fim a sua trajetória que teve início em 2010.  

De qualquer forma, fica aqui nosso registro um pouco tardio e o desejo de boa sorte aos músicos Rafael Moraes (Vocal),  Rafael Kenji (Guitarra), Cádio Michelsen (Baixo), Tiago Valsechi (Guitarra) e Conrado Campos (Bateria) na continuidade de suas carreiras. E quem sabe futuramente possam retomar as atividades com o ESDRAS. 

Para saber mais: 
Facebook: www.facebook.com/esdrasmetal

Veja também:
ANATOLIA: banda goiana divulga novo single
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário