domingo, 11 de outubro de 2015

A volta do VOTORATY

E eis que essa semana fomos surpreendidos com o anúncio da volta do VOTORATY, clube aqui de Votorantim que havia encerrado às atividades em 2010 em uma manobra de seus donos para favorecer o Comercial de Ribeirão Preto (leia mais CLICANDO AQUI)

À época, o fim do VOTORATY causou grande indignação na cidade, já que o clube obteve rápido sucesso, conquistando acessos seguidos nas divisões inferiores e conquistando a Copa Paulista em 2009, o que garantiu ao Tigre o direito de disputar a Copa do Brasil, ocasião em que foi eliminado pelo Grêmio/RS. Esse foi o único duelo entre o VOTORATY e um time da elite nacional.
Por isso tudo, a volta da equipe divide opiniões. Os que se sentiam órfãos de uma equipe profissional na cidade comemoraram a notícia oficializada nesta sexta. Os mais críticos encaram com desconfiança o "clube-empresa" e temem que a história volte a se repetir. Os novos donos da equipe garantem que ressuscitaram o clube porque a cidade estava com o "orgulho ferido" devido à forma como a equipe tinha acabado.


Antigo escudo do VOTORATY que fazia alusão ao brasão de Votorantim
Para tentar se desvincular desse conturbado histórico o novo Votoraty adotou um novo escudo, mas manteve o azul-grená de seu uniforme e o Tigre como mascote.
Novo escudo do Votoraty destaca o mascote da equipe
De qualquer forma, o Votoraty terá que recomeçar do zero, disputando a série B do Paulista (equivalente a 4a divisão), em um momento muito pior do futebol nacional do ponto de vista técnico e econômico. Além disso, é visível a tentativa de enfraquecimento dos estaduais, com a própria Federação Paulista anunciando que reduzirá o número de participantes em suas competições. 
O lado mais positivo desse retorno é que a equipe já anunciou que investirá na formação de equipes sub-15, sub-17 e sub-20, abrindo espaço para a garotada da cidade perseguir o sonho de se tornarem atletas profissionais.
Conseguirá o VOTORATY repetir o sucesso de sua interrompida trajetória inicial? Pelo bem do esporte de Votorantim, desejamos que sim. E que dessa vez seja para ficar.

Veja também:
Votoraty, o outro Tigre fujão
Votorantim: um dos berços do futebol no Brasil

Um comentário: