sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aventuras na Terra de Tolkien

Aproveitando a estreia de "O Hobbit" compartilho com vocês uma experiência incrível que tive em meados de 2011 e que está diretamente ligada ao glorioso John Ronald Reuel Tolkien, autor das aventuras Bilbo e também da trilogia do anel.

Não, não estive na Terra Média, mas em Oxford, Reino Unido, onde Tolkien passou boa parte de sua vida e onde se encontra sepultado. 
Oxford é mundialmente famosa devido a sua Universidade, fundada em 1231 e uma das mais tradicionais do mundo, famosa não só pelo ensino, mas também devido a espetacular arquitetura de seus Colleges (os 'prédios' das faculdades que compõe a Universidade). Em um deles, o Exeter College, onde Tolkien estudou, há um busto em homenagem. 
Outro ponto importante no que se refere a Tolkien é o pub (como são chamados os tradicionais bares ingleses) The Eagle and Child. Era lá que Tolkien se reunia com amigos intelectuais conhecidos como "Inklings". 
Entre eles, estava C.S. Lewis, outro importante nome da ficção de fantasia, autor das "Crônicas de Nárnia". o que faz do pub uma atração à parte.
Por último, um episódio bastante pitoresco. Juntamente com dois outros estudantes estrangeiros que conheci em Oxford, um checo e outro espanhol, partimos para uma visita ao Wolvercote Cemetary, cemitério onde Tolkien está enterrado. 

Carta de um fã que
encontramos junto ao
túmulo de Tolkien.
Por se tratar do lugar de repouso de uma celebridade internacional, esperávamos algo como um monumento junto a sua sepultura, mas encontramos algo muito simples e relativamente mal cuidado. Uma espécie de jardim com uma lápide e se não fosse pelos presentes dos fãs (exemplares e outros itens referentes a 'O Senhor dos Anéis') ninguém diria que ali repousa um dos mais importantes escritores do planeta.
Desapontados com o descaso, resolvemos nós mesmos dar "uma geral" no túmulo de Tolkien que ficou bem melhor, como você confere no "antes e depois" das fotos abaixo.
As pessoas se orgulham do que simboliza algo para elas. Esses episódios talvez sejam irrelevantes para alguns, mas para mim representam muito. 

"Nem todos os que vagueiam estão perdidos", escreveu Tolkien. E vagando por Oxford muita coisa eu encontrei...

Veja também:
"O Homem de Aço": trailer do novo filme do Superman

2 comentários: