domingo, 16 de dezembro de 2012

O Hobbit: Uma jornada inesperada (review)

O que você esperaria de mais um filme baseado nas obras de Tolkien e dirigido por Peter Jackson? Pois bem, provavelmente é o que você vai encontrar. Caso tenha gostado da adaptação da Trilogia "O Senhor dos Anéis" adaptada por Jackson, lhe pergunto, pelas barbas de Gandalf por que é que você ainda não assistiu a "O Hobbit"? Mas se você é do tipo que ficou confuso com o excesso de personagens e a longa trama da trilogia do anel, provavelmente não vá ser "O Hobbit" que vá mudar a sua opinião.

De modo que o subtítulo "Uma jornada inesperada" não se aplica necessariamente à expectativa de sua audiência. Isso não quer dizer que trata-se de uma repetição de "O Senhor dos Anéis". Embora de certa forma complemente a sua história, apresentando fatos cronologicamente ocorridos anteriores a ela  e também alguns dos mesmos personagens, o enredo de "O Hobbit" pode ser perfeitamente entendida por qualquer pessoa que esteja tendo contato com esse universo pela primeira vez. 
Simplificando um pouco, trata-se da história de um grupo de anões guerreiros que liderados pelo mago Gandalf e a com a ajuda do pacato e pacífico Bilbo Bolseiro (o hobbit do título) partem em uma aventura para resgatar seu reino e seu tesouro de um temível Dragão chamado Smaug.
Além do visual espetacular de cada cena do filme, um trabalho realmente primoroso, um outro elemento fundamental de "O Hobbit" é o humor. Diferente da trilogia levada às telas anteriormente, que tinham elementos muito mais sombrios, o que vemos aqui é um filme muito mais leve e com diversos momentos engraçados, sustentados especialmente pelo carisma dos personagens que confrontados com situações de extrema desvantagem, contra inimigos muito maiores e poderosos, personificam valores como valentia e lealdade.

Além disso, a riqueza do texto original foi preservada, na medida do que cabe a uma adaptação e soluções narrativas simples, porém eficazes, foram apresentadas para que houvesse a necessária coesão entre "O Hobbit" e o três filmes anteriores.

E assim como a saga anterior, a versão cinematográfica de "O Hobbit" se divide em 3 partes: "Uma jornada inesperada"; "A desolação de Smaug" (2013) e finalmente "Lá e de volta outra vez" (2014). 

Enfim, uma grande e arrebatadora aventura que vale a pena ser assistida. Confira o trailer:


Veja também:
Aventuras na Terra de Tolkien
"O Robbit", "O Robbid" ou "O Bobbit"?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário