domingo, 25 de setembro de 2016

NIRVANA: os 25 anos de NEVERMIND, o disco que matou o Rock


Há 25 anos o nome NIRVANA entrava definitivamente para a história do rock mundial com o lançamento de NEVERMIND. 

O segundo álbum do trio de Seattle foi o ápice do que viria a ser conhecido como "grunge", termo que até hoje causa calafrio nos puristas e suspiros nos saudosistas que cresceram nos anos 90.

Com músicas relativamente simples, o grande destaque é sem dúvidas a interpretação e o carisma de Kurt Cobain. Letras repletas de ironia e cinismo se tornaram hinos de uma geração. Por outro lado, Kurt Cobain se tornou uma espécie de "anti-rockstar" e muitos consideram que seu rock mal-humorado "matou" o rock comercialmente falando, especialmente o hard rock norte-americano, que após o grunge sumiu das paradas, com raríssimas exceções.
O sucesso de "Nevermind" e do grunge em geral respingou em artistas já consagrados que em vão tentaram seguir a onda, de Kiss a Def Leppard, de Motley Crue a Skid Row, muitos gigantes tentaram incorporar elementos do grunge para soar mais contemporâneos, amargando discos abaixo da crítica, desapontando antigos fãs e falhando em conquistar novos. Até Bruce Dickinson à época embarcou nessa logo após sua saída do Iron Maiden. O que os dinossauros não entenderam era que o Nirvana era a negação de todos os excessos que eles de certa forma representavam.

A morte precoce de Kurt Cobain apenas contribuiu para que ele se consagrasse como um dos "malditos" do rock e para que as 12 faixas de "Nevermind" se tornassem clássicos eternos. Se hoje o Grunge soa datado e pouco atrativo fora de seu nicho (basta ver o que se tornou o Foo Fighters de Dave Grohl que em nada se assemelha a sua antiga banda), a importância de "Nevermind" permanece intacta como um álbum que, para o bem e para o mal, mudou a história da música.

Abaixo as principais informações sobre o álbum:

Álbum: NEVERMIND
Artista: NIRVANA
Produtor: Butch Vig
Lançamento: 24/09/1991
Formação:
Kurt Cobain (voz, guitarra);
Dave Grohl (bateria)
Krist Novoselic (baixo)
Músicas (todas compostas por Kurt Cobain, exceto quando indicado):
Smells Like Teen Spirit" (Cobain, Dave Grohl, Krist Novoselic) – 5:01
"In Bloom" – 4:14
"Come as You Are" – 3:39
"Breed" – 3:03
"Lithium" – 4:17
"Polly" – 2:57
"Territorial Pissings" (Cobain, Chet Powers) – 2:22
"Drain You" – 3:43
"Lounge Act" – 2:36
"Stay Away" – 3:32
"On a Plain" – 3:16
"Something in the Way" – 3:46

Veja também:
METALLICA: 25 anos do BLACK ALBUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário