sexta-feira, 12 de agosto de 2016

METALLICA: 25 anos do BLACK ALBUM

O 'Black Album' do METALLICA é um dos mais bem-sucedidos álbuns da história do heavy metal. E justamente nesta data de 12 de agosto ele completa 25 anos de seu lançamento. Quinto disco em sua discografia, foi o ápice criativo do METALLICA. Se comercialmente nunca deixou o topo, musicalmente a banda não chegou se quer perto de repetir o mesmo nível com seus lançamentos nessas duas décadas e meia.



Com a popularidade nas alturas, a banda optou por caminhos mais acessíveis, distanciando-se do público mais fiel ao heavy metal, sendo que não é difícil encontrar pessoas que afirmem que a banda "acabou" no 'Black Album'. Headbangers mais radicais rejeitam até ele, afirmando que sua idolatria pela banda encerrou-se no álbum anterior "And Justice For All...".
O que o 'Black Album' tem de tão especial? Primeiramente, a produção primorosa de Bob Rock, produtor de bandas mais mainstream como Motley Crue e Bon Jovi, que extraiu o melhor de cada músico. Lars Ulrich soa grandioso e é quase impossível não se contagiar pelo timbre de sua bateria. Lars Ulrich, inspirado, com grandes riffs e solos. Um James Hetfield com vocais vigorosos e sua então vasta cabeleira que se tornaram icônicas. E é claro o discreto mas eficiente Jason Newsted nas quatro cordas.

Deixando a velocidade do thrash metal um pouco de lado, a banda apostou em andamentos um pouco mais moderados, incluiu duas 'baladas heavy metal' dramáticas e que atraíram um novo público, e colocaram o Metallica definitivamente na MTV e nas rádios rock do mundo modo.

O clipe de "Enter Sandman" era um absurdo para um garoto da época com sua atmosfera que transportava o expectador para um pesadelo. Ficava o dia esperando para vê-lo na parada da MTV e, foi um dos clipes mais marcantes do início da minha adolescência. 

O álbum é repleto de grandes momentos como "Sad But True", "Wherever I May Roam" e "The God That Failed".

Se você é da "geração Z" e acha que Avenged Sevenfold é a banda mais empolgante do mundo, precisa ouvir e estudar esse álbum. Se você tem idade o suficiente para ter se empolgado e se decepcionado com o Metallica, fica o convite para reviver essa época em que o heavy metal de ótima qualidade tinha espaço nas paradas.

Tracklist:

Metallica - Metallica (a.k.a. 'Black Album') - 1991
1.- Enter Sandman
2.- Sad But True
3.- Holier Than Thou 
4.- The Unforgiven
5,. Wherever I May Roam 
6.- Don't Tread On Me 
7.- Through The Never 
8.- Nothing Else Matters 
9.- Of Wolf And Man 
10.- The God That Failed 
11.- My Friend Of Misery 
12.- The Struggle Within

Nenhum comentário:

Postar um comentário