quarta-feira, 6 de maio de 2015

Review: Seu Juvenal: "Rock Errado" (2015)

"Rock Errado" é o terceiro álbum dos mineiros do "Seu Juvenal", banda formada por Bruno Bastos (vocal), Edson Zacca (guitarra/violão), Alexandre Tito (baixo) e Renato zaca (bateria). O trabalho chama atenção já pelo primor parte gráfica: lançado exclusivamente em vinil, apresenta uma arte divertida, com uma bela escolha de cores e traz um encarte completo, com fotos e letras das músicas. 

Musicalmente, "Rock Errado" apresenta 10 faixas de um rock direto, com influências diversas e com letras bastante inteligentes que versam sobre ora sobre temas atuais com teor bastante crítico, ora para temas subjetivos com uma poética bastante singular. 


O "Lado A" abre com "Homem analógico", uma canção vigorosa que resume bem essas qualidades, começa como um pop rock maneiro, mas tem um solo bem rock'n'roll e passagens bem pesadas. O refrão é empolgante, desses que não é preciso de mais de uma audição para sair cantarolando. 



"Free Ordinária" é mais cadenciada, com bons riffs, incluindo uma levada hipnótica no refrão. Já "Antropofagia disfarçada" tem uma levada punk com o baixão pulsando em seu início e uma letra bastante crítica. 



"Asfalto" evoca imagens urbanas para compor uma situação de crítica social enquanto a instrumental "Louva-a-Deus" finaliza a primeira parte do álbum. 

"Um dia de fúria" abre o 'Lado B' e faz juz ao título, sendo a faixa mais pesada do disco, pendendo mesmo para o metal. Na sequência, a nervosa faixa-título traz a participação de Manu Joker (Uganga) e  flerta com o punk rock, embora com outros elementos clássicos, com direito até a um 'cowbell' lá pelo o final. "Moleque dissonante" traz novamente a crítica social, com uma letra mais 'declamada' do que cantada. 


A dramática "A chuva não cai", investe em uma dinâmica interessante que contrasta o início um tanto intimista com seu final "desesperado". 

O álbum se encerra com "Burca", uma canção breve, porém, com uma bela letra, consistindo no momento mais precioso da obra do ponto de vista lírico e que ganhou um belíssimo clipe:


Embora o nome da banda e até a arte do álbum possam sugerir uma banda 'engraçadinha', o que encontramos em "Rock Errado" é uma banda madura que acerta na escolha do repertório, fugindo das fórmulas fáceis, ao mesmo tempo que mantém uma boa dosagem no experimentalismo. O rock pode estar errado, mas o "Seu Juvenal" não está...

Veja também:
Review: Republica: Point of no Return

Nenhum comentário:

Postar um comentário