terça-feira, 31 de março de 2015

Entrevista: UGANGA

UGANGA é um dos nomes mais importantes da cena nacional. Em duas décadas de estrada a banda formada por Manu “Joker” (vocal), Christian Franco (guitarra), Thiago Soraggi (guitarra), Raphael “Ras” Franco (baixo) e Marco Henriques (bateria) conquistou também prestígio internacional, levando seu thrashcore também para a Europa. 
Em 2014 a banda lançou o álbum ‘OPRESSOR’ que figurou entre os principais lançamentos do ano (leia resenha CLICANDO AQUI). Confira abaixo a entrevista que fizemos com o vocalista MANU “JOKER” (publicada originalmente no site TRICOLOR ON THE ROCK, na qual ele fala um pouco sobre a bem sucedida trajetória do UGANGA, a repercussão do álbum ‘Opressor’ e do que a banda almeja para 2015:

Com mais de 20 anos de carreira, o Uganga é um nome consolidado no underground nacional. Como você avalia a trajetória da banda até o presente momento. 
MANU "JOKER" HENRIQUES: Eu diria que foram anos muito bons, aprendendo, acertando, errando mas no geral não mudaria nada. Tenho muito orgulho de nossa trajetória apesar de achar que ainda temos muito pela frente. Os 10 anos mais recentes foram particularmente inspiradores e vamos para muito mais!
Opressor' é um álbum bastante denso e provocativo do ponto de vista lírico. Como tem sido a resposta do público a 'mensagem' das músicas? 
MANU "JOKER": Excelente, sempre fomos elogiados pelas letras e dessa vez a resposta está ainda mais forte, creio que pela situação que o mundo se encontra, seja na política, na desigualdade social, no modismo que impera ante a vontade própria e, porquê não, dentro na nossa própria cena. É um foda-se geral (risos)!
Outra característica que chama a atenção no trabalho do Uganga é um certo viés 'experimental', que em Opressor aparece na forma de algumas 'vinhetas' e até mesmo na faixa x, que fogem dos padròes conservadores do hardcore/metal. Como surgem essas ideias? Vocês não acham que essas incursões podem afastar um pouco o ouvinte "comum"?
MANU "JOKER": Usamos vinhetas desde o primeiro álbum. É parte da nossa identidade e um complemento tanto à música quanto às letras. Creio que proporciona uma conexão interessante entre as faixas do CD. Quanto ao "ouvinte comum", se esse é mais um purista de internet que julga sem conhecer então, não nos interessa. Fazemos música livre para pessoas livres. Entendo que nunca poderemos agradar a todos nem é essa nossa intenção, se determinada referência do nosso som pode desagradar alguns e agradar outros está tudo certo, mas quem fala sem ouvir não fede nem cheira pra gente (risos). Basicamente somos uma banda de hardcore/metal com características próprias e felizmente mais pessoas vem entendendo isso.

Em 2010 a banda realizou uma turnê europeia que resultou nas imagens do videoclipe "Casa" e também inspirou a letra de 'O campo', ambas presentes no álbum 'Opressor'. Qual a lembrança mais marcante dessa experiência? Há planos para uma nova tour internacional?
MANU "JOKER": Na verdade as imagens desse clip são de nossa segundo da tour européia. Fomos em 2010, rodamos 13.000 km em uma van e gravamos nosso primeiro álbum ao vivo no Razorblade Festival em Datteln (Alemanha). Nesse cd tem um doc de bônus sobre nosso primeiro giro. Em 2013 voltamos para mais 6.000 km, dessa vez com nosso chapa Eddie Shumway que coletou as imagens para esse clipe e também pro próximo doc que sairá em setembro no nosso DVD de 20 anos. Em ambas as tours as lembranças são as melhores possíveis, muitos amigos, turismo, diversão, mas, principalmente, trabalho duro. Em 2016 voltaremos para promover o Opressor e o DVD.
Por falar em planos, o que esperar do Uganga em 2015? 
MANU "JOKER": Trabalho duro, estrada, o lançamento do álbum em vinil e, como disse, o DVD de 20 anos que está ficando muito legal. Queremos seguir plantando e colhendo!

Muito obrigado pela entrevista. O espaço é de vocês para deixarem um recado para a galera que nos acompanha: 
MANU "JOKER": Muito obrigado a todos que nos apóiam! Esperamos ve-los na estrada! Pax.

Mais informações:

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário