quinta-feira, 16 de julho de 2015

O adeus a Ghiggia, o homem que calou o Brasil

As coincidências só existem onde existe encantamento. E um dos últimos heróis, ou anti-heróis, dependendo do ponto-de-vista, da era de ouro do futebol, Alcides GHIGGIA, faleceu no exato dia em que seu maior feito - talvez o maior feito esportivo de seu país - completou 65 anos.
GHIGGIA, que tinha 88 anos de idade, foi o autor do gol que deu ao Uruguai o título da Copa de 50 disputada no Brasil, calando os anfitriões e fazendo o Maracanã chorar no episódio conhecido como Maracanazo.
O nome de GHIGGIA por muito tempo causou calafrios nos mais antigos, mesmo depois de a Seleção Brasileira se reerguer, enquanto os uruguaios passaram anos difíceis futebolisticamente. Felizmente para os uruguaios, GHIGGIA ainda teve tempo de ver a Celeste renascer com a geração de Fórlan, Suaréz e Lugano. 
Com o adeus ao último remanescente da seleção uruguaia de 50, um pouco do encantamento do futebol sulamericano foi quebrado. Cá entre nós, nesses tempos de 7x1, o fantasma de 50 ficou mesmo parecendo 'história da carochinha'...



Veja também:
Uruguai: "La mano del diablo" de Luís Suarez completa 5 anos

Um comentário: