quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A história do Red Bull Brasil

O Red Bull Brasil é a mais jovem equipe da série A Paulista. O fato de ser uma equipe explicitamente vinculada a uma empresa tem gerado muito curiosidade e até algumas polêmicas, como o fato de a Rede Globo se recusar a mencionar o nome de sua marca. Abaixo você confere um vídeo institucional que conta como o 'Toro Loko' chegou à primeira divisão do estado:

"Red Bull te dá asas"

O popular slogan do energético que dá nome ao time inspirou uma interessante ação de marketing. Pouco início do campeonato, os jogadores conheceram a camisa com a qual disputariam o Paulistão de forma inusitada: elas foram entregues por um paraquedista que aterrissou no campo em meio a um treinamento, fato registrado no vídeo abaixo:

Contra a 'Redbullização' do Futebol

Há por partes de muitos uma certa resistência a clubes-empresa, que de fato são uma praga do chamado 'futebol moderno'. Na Europa foram vários os casos de protestos contra clubes que nasceram artificialmente, sendo mais célebre o caso do Salzburg que foi comprado pela Red Bull que alterou drasticamente suas cores e mudou o seu nome para o nome da empresa. Os torcedores revoltados refundaram o time 'original' e recomeçaram o antigo clube do zero.
Faixa na Alemanha protesta contra o 'Futebol Moderno' tendo o Red Bull como alvo
Talvez  ciente dessa resistência, o caso do Red Bull Brasil foi menos drástico, já que o clube não nasceu da compra de outro. Mas o que falta em identidade sobra em ousadia. Muitos torcedores do interior se revoltam contra a equipe, a comparando a Audax e outros clubes-empresa que em nada acrescentam à rica história do futebol paulista.


Contudo, ao meu ver, não se pode colocar o Red Bull Brasil neste mesmo grupo de 'aproveitadores', já que o clube representa um conceito totalmente novo e atua em escala global em diferentes modalidades, atuando com bastante profissionalismo. Talvez fosse o caso dos outros clubes, grandes e pequenos, ao invés de apenas 'odiar', tentar entender o tipo de tendência que o Red Bull Brasil representa e tirar lições de sua trajetória que ao menos até aqui tem sido de bastante sucesso.


Veja também:
Globo/Sportv 'boicota' Red Bull Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário