quinta-feira, 24 de julho de 2014

'Não Vai Ter Copa' Versão Rússia 2018

Blatter e Putin: batata quente
Se antes da Copa do Mundo no Brasil os protestos contra a Copa surgiram dentro do país pelos motivos que nós sabemos bem (e no final toda história do 'gigante acordou' acabou em uma patriotada galvãobuenística vexatória...) a história em relação a Copa de 2018 na Rússia pode ser bem diferente. 
Tudo devido a crise internacional entre Rússia e Ucrânia e principalmente ao incidente com o vôo da Malaysia Airlines abatido por 'rebeldes separatistas' ao que tudo indica com a 'benção' do governo russo. Palavras como 'desastre' e 'acidente' usadas nos noticiários não cabem na descrição do episódio que sem eufemismos foi um verdadeiro extermínio.
Futebol e Política, o lado obscuro do esporte
Os primeiros a se manifestarem em relação a isso foram os holandeses, que tentam convencer a Federação Holandesa a boicotar o torneio.
Merkel e Podolski após a conquista da Alemanhã no Brasil
Agora, de acordo com site The Telegraph, membros do partido da chanceler alemã Angela Merkel também se pronunciaram dizendo que a Fifa deveria retirar o torneio da Rússia, haja vista que não conseguem nem se responsabilizar pelo seu espaço aéreo.

Particularmente, entendo que a FIFA e a UEFA não deveriam de forma alguma compactuar com essas atrocidades e deveriam cancelar quaisquer planos para realização de eventos na Rússia. E se países e federações importantes como a Alemanha e a Holanda liderarem algum tipo de debandada melhor ainda.

Governantes não costumam dar voz à razão. Mas os interesses econômicos de uma Copa do Mundo (e até o apelo popular de uma competição como essa) podem ao menos pressioná-los e colocar em dúvidas suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário