Foi com tristeza que os fãs de metal receberam hoje (13/03/2013) a notícia do falecimento de Clive Burr, 56 anos, baterista que tocou nos três primeiros álbuns do Iron Maiden: Iron Maiden (1980), Killers (1981), & The Number of the Beast (1983), além do "Maiden Japan" (ao vivo de 1981).
Desde 1994 Burr lutava contra uma esclerose múltipla. Nesse período mais difícil, recebeu o apoio do Iron Maiden que realizou shows para angariar fundos para "Clive Burr MS Trust Fund", uma fundação dedicada a ajudar não só o ex-baterista como outros pessoas padecendo do mesmo mal.
Clive Burr, já de cadeira de rodas, no palco com o Iron Maiden |
Clive Burr contribuiu como compositor em apenas duas músicas do Iron Maiden, ambas do "The Number of the Beast". A primeira, a acelerada "Gangland", começa com uma introdução na qual se nota toda sua precisão nas baquetas.
A segunda, "Total Eclipse", mais cadenciada e melódica e com mais variações, é outra amostra do repertório do baterista (como pode ser observado, é claro, em qualquer música dos três primeiros álbuns do Maiden, clássicos daqueles que ninguém que se diz fã de música pesada pode deixar de conhecer).
Além do Iron Maiden, Burr fez parte das bandas Trust, Stratus, Gogmagog, Elixir, Desperado e Praying Mantis (leia mais aqui), mas sem dúvida foi mesmo com a "Donzela de Ferro" que ele produziu o seu maior legado.
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário