sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ronaldinho Gaúcho: da genialidade à malandragem

Houve um tempo em que Ronaldinho Gaúcho reinava absoluto nos gramados europeus. Com dribles e gols espetaculares, indagava-se quais seriam os limites de sua genialidade. Numa era 'pré-Messi' era indiscultivelmente de Ronaldinho o posto de número 1 do futebol mundial.
Mas o Astro começou a perder o brilho. Do Barcelona transferiu-se para o Milan, onde já não foi tão espetacular. Tendo conquistado tudo que podia, parecia ter perdido o interesse pelo futebol e junto com outros que se encaminhavam para o fim de carreira fez uma vexatória campanha vestindo a camisa da seleção brasileira em 2006.
Tanto que foi "esquecido" por Dunga em 2010. Sem a mesma bola e o mesmo prestígio de outrora, retornou ao Brasil em conturbada passagem pelo Flamengo até enfim chegar ao Galo onde recuperou a forma física e, embora não tenha sido brilhante, foi peça fundamental na boa campanha do clube em 2012 que culminou com o vice campeonato nacional.
Porém, na última quarta-feira Ronaldinho voltou a ser o centro das atenções não devido a gols ou dribles, mas à malandragem no polêmico lance do primeiro gol do Galo contra o São Paulo, na vitória por 2x1.
No lance, Ronaldinho aproveitou-se do fair-play do adversário Rogério Ceni, que lhe ofereceu água, para ficar 'na banheira' e se beneficiar de um arremesso lateral para receber a bola livre (veja o vídeo abaixo). Embora legal o lance foi considerado por muitos imoral e anti-esportivo (curiosamente, o Globo Esporte retirou do ar o vídeo que demonstrava que o lance parecia ensaiado).
Na semana anterior, em seu retorno à Seleção e na estreia de Felipão, em Wembley, R49 perdeu pênalti e o Brasil perdeu o jogo (leia mais aqui).
Dois momentos que parecem ser indícios de que da genialidade do melhor do mundo, sobrou a 'esperteza' ou 'malandragem' de quem quer ganhar com pouco esforço na medida em que entra na curva final de sua carreira.

Veja também:
Seleção Brasileira e a 'Neymardependência'
O patriotismo de Ronaldo

4 comentários:

  1. Não gosto dessa malandragem, traz a tona o pior que há em nós brasileiros, o "levar vantagem em tudo", o "vale tudo". Muitas crianças o tem como ídolo. Sei lá, posso até parecer demagogo, e parecer que so penso assim pq foi contra meu time. Mas nunca gostei desse tipo de coisa, no esporte então, onde há que se ter exemplos de superação, fico indignado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Alexandre! O objetivo do texto foi mostrar que de 'gênio' mundialmente aclamado, Ronaldinho virou apenas 'malandro'. Ruim para ele e para o futebol!

      Excluir
  2. Apesar da malandragem,foi bom,a libertadores começou SPFC....não pode entrar como se fosse um jogo normal,tem q ficar ligado o tempo todo,hoje até por causa do SPFC todo mundo quer esse título e o SPFC precisa ter mais ambição,daqui a pouco a imprensa vai falar q por causa do Corinthians todos querem a libertadores a imprensa brasileira é assim enaltece os piores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Sandra! SPFC 'caiu' na malandragem do Ronaldinho, como já havia caído na catimba do Tigre. Tem que ficar mais esperto!

      Excluir