sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

E se a vítima fosse um torcedor corintiano?

De forma até surpreendente, a Conmebol anunciou a punição (ainda que 'provisória' e feita através de liminar) do Corinthians devido a episódio da morte do adolescente boliviano causada por um sinalizador disparado por torcedores do clube brasileiro no duelo contra o San José pela Libertadores na última quarta-feira na Bolívia (leia mais aqui).

Com a punição, o Corinthians deverá mandar seus jogos sem torcida e não ter direito a ingressos em jogos na casa dos adversários.
Rastro do Sinalizador disparado pela torcida do Corinthians
A punição, justíssima, ao meu ver foi contestada publicamente pelo clube que a considerou 'abusiva'. Antes o técnico Tite disse que trocaria seus títulos pela vida do garoto (leia aqui). Mas o idealismo parou ali. Burocratas certamente pensam no prejuízo financeiro que, segundo divulgado por alguns sites, chegaria a R$ 8,5 mi (leia mais aqui).

"Invasão" no Japão...
Acho que nesse caso caberia a reflexão: e se a vítima do triste episódio fosse um torcedor do Corinthians? Qual seria a repercussão? Falariam que a Bolívia é um país atrasado, fariam matérias explorando o drama da família da vítima, etc., etc. E com certeza EXIGIRIAM uma punição exemplar ao clube boliviano, talvez até o seu banimento, como talvez também agissem se os autores de tamanha estupidez fossem palmeirenses, são-paulinos ou santistas.
"Confusão" na Bolívia
A ética do brasileiro é falha e só enxerga culpa nos atos alheios e esse epiódio só demonstra o tamanho da hipocrisia existente na sociedade como um todo e particularmente no futebol. Quando o time foi campeão no Japão, orgulho do 'bando de loucos' que atravessou o mundo. Agora, como disse o advogado do Corinthians esta tarde no programa "Arena Sportv", clube e torcida são instituições totalmente diferentes. 

A atitude mais sensata do Corinthians seria acatar a punição e no máximo tentar fazê-la valer para uma edição futura da competição. 

 Veja também:
Tragédia na Bolívia

2 comentários:

  1. Nossa, de todos os comentários que li o seu foi o mais sensato e segue a linha de pensamento que tenho. E se fosse um torcedor deles? E se o torcedor que matou o boliviano fosse do SPFC ou do Palmeiras. Não é querer tirar foco ou não do Corinthians, não é questão de não prezar pela vida do adolescente morto, é questão de coerência. E nós, que conhecemos bem a mídia brasileira, sabemos muito bem que se fosse o contrário ou outro clube brasileiro o envolvido, o discurso seria completamente diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que é difícil aceitar, mas falar que é a punição é 'abusiva' é o fim da picada. A punição é necessária, está prevista em regulamento, e erros do passado não podem servir para justificar erros do presente.

      Obrigado pelo comentário e se puder compartilhe o post por aí!

      Excluir