O Transtorno do Espectro do Autismo se refere a um conjunto de fatores que afetam o neurodesenvolvimento.
Embora seja associado a crianças, o Autismo se manifesta na infância, mas é um condição que acompanhará o indivíduo durante toda a vida. Por isso, vários tipos de suporte são necessários de acordo com o grau de comprometimento apresentado. Por se tratar de um espectro, há desde casos levíssimos que podem vir mesmo acompanhado de superdotação, até casos em que há maior necessidade de apoio para que o autista realize tarefas básicas.
Sinais comuns do autismo envolvem comportamento repetitivo e restritivo, crises sensoriais (por exemplo, intolerância ao toque, a ruídos, sobrecarga causada por excessos de informações), dificuldades de comunicação ou no desenvolvimento da fala.
Pais e professores devem estar sempre atentos e procurar ajuda especializada aos primeiros sinais para que as intervenções necessárias sejam realizadas, garantindo assim maior qualidade de vida à criança.
Infelizmente o número de profissionais especializados é pequeno e as terapias são caras, tornando urgente que se discutam políticas públicas que garantam maior acesso a esses serviços.
Aproveite a data para refletir além dos estereótipos.
Inclusão é uma questão de cidadania e dever de toda a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário