terça-feira, 2 de junho de 2015

FIFA: Bons tempos em que só o juiz era "ladrão"...

Colocar a culpa no juiz após uma derrota não é um comportamento raro e nem sempre equivocado, haja vista diversos casos comprovados de manipulação de resultados no futebol mundial. No futebol 'moderno' a generalização da suspeita de picaretagem para as federações também não é segredo. Muito se fala, até teorias da conspiração são levantadas. Como não esquecer do emblemático Brasileirão de 2005, que teve juiz enquadrado, anulação de jogos e uma arbitragem ultra-polêmica no jogo Corinthians x Internacional, decisivo para que o clube alvinegro ficasse com o caneco.

Porém, quando o assunto sai da mesa do bar ou dos fóruns da Internet e vai para o noticiário policial internacional com a força do ocorrido nos últimos dias, fica a questão de como resgatar a credibilidade do esporte, que em muitos cantos vem se degradando a cada temporada. 

Por isso, o desmantelamento dessa quadrilha da Fifa é um sopro de esperança para quem ama o futebol. Sobretudo, após a surpreendente renúncia de Blatter da presidência da Fifa, logo após ter sido reeleito presidente e ter feito um discurso "ameaçador" dizendo que "perdoa mas não esquece ninguém".

A pressão dos patrocinadores e principalmente da UEFA que chegou a dizer que não permitiria que suas seleções participassem do Mundial - o que seria um verdadeiro colapso no futebol - parecem ter sido decisivos para que essa renúncia ocorresse. Ou talvez seja só medo do FBI, já que segundo diversas publicações Blatter está implicado diretamente nos esquemas descobertos. 


Obviamente, trata-se de um período turbulento que certamente ajudará a remodelar muitas da relações econômicas envolvidas no futebol. E por aqui já começam alguns ruídos pedindo a renúncia do presidente da CBF, a criação de ligas e a reformulação dos regionais e mesmo a instauração de uma CPI está encaminhada.


Frente a tudo isso, o comentário jocoso ouvido por aí e que dá título a essa postagem sintetiza o sentimento de todos aqueles cada vez mais decepcionados com o 'futebol moderno': Bons tempos em que só o juiz era "ladrão"...

Veja também:
FIFA e CBF: Máfia finalmente escancarada

Nenhum comentário:

Postar um comentário