sábado, 17 de maio de 2014

Review: NOTURNALL (Pirilampus Bar, Sorocaba/SP - 16/05/2014)

A banda Noturnall trouxe para Sorocaba/SP o show que promove seu auto-intitulado álbum de estreia. Apesar disso, nem de longe se trata de uma banda de estreantes.
Formada por Thiago Bianchi (vocal), Leo Mancini (guitarra), Fernando Quesada (baixo), Juninho Carelli (teclado) - todos (ex?) integrantes do Shaman, com o reforço de Aquiles Priester (bateria).
Com um timaço desses em campo, é claro que a expectativa era grande. E ela foi muito bem correspondida. Apesar de ser apenas o terceiro show da banda, o "entrosamento" é indiscutível, e a preocupação com os detalhes, que incluem até um filminho de introdução que usa elementos presentes na capa e encarte do álbum, mostram que o Noturnall não é um projeto qualquer, mas sim uma banda de fato, cujos objetivos parecem bem ambiciosos no sentido de consolidação do nome da banda.
Tecnicamente a banda é impecável. Thiago Bianchi é um dos principais (senão o principal) vocalistas brasileiros da atualidade e demonstra uma versatilidade invejável. Quesada e Mancini se completam em palco, enquanto Carelli, talvez um pouco mais discreto, cumpre com perfeição seu papel.
Aquiles Priester é um show à parte. Começa pelo seu monstruoso kit que por si só já impressiona. E quando desce o braço o mundo vem abaixo. Seu solo de bateria é um dos mais legais que eu já vi.
Aliás, esse é um ponto positivo do show do Noturnall: ao contrário dos solos maçantes que geralmente são apresentados em shows de metal, os do Noturnall, e não só o do Aquiles, são bem divertidos.
Quanto ao repertório, ele basicamente contempla o cd de estreia da banda, então a avaliação de quão bom ele é depende de quanto você gostou do mesmo. 
Particularmente, achei que as músicas funcionaram muito bem ao vivo, com destaque para 'St. Trigger', a belíssima balada "Last wish", "Hate" e "Not turn at all".
Recheando o setlist, três covers: "Symphony of Destruction" (Megadeth) e Cemetery Gates (Pantera), escolhas que sintetizam os princípios de peso e técnica que definem a sonoridade do Noturnall.
Alia-se a isso altas doses de melodia, como atesta "Woman in Chains" (Tears for Fears), que, tal qual como o videoclipe produzido pela banda, teve a participação de Maria Odette, mãe do vocalista Thiago Bianchi em um dueto emocionante. Sem dúvidas um dos pontos altos do show.
Encerrando a apresentação, "Nocturnal Human Side", uma tijolada cantada a plenos pulmões por muitos presentes, mostrando que o Noturnall já tem seu grande hit.
O fato de o nome Shaman praticamente não ter sido mencionado durante toda a apresentação e não ter sido contemplado no setlist, o que seria óbvio e compreensível, somados ao fato mencionado por Bianchi de que a banda já prepara um segundo álbum, são fortes indícios de que a banda veio para ficar. E a julgar pelo que foi demonstrado na noite dessa sexta-feira, os apreciadoresdo metal nacional tem muito o que comemorar.

Um comentário:

  1. Perfeita ilustraçaõ da banda Jean, mostrou que entende do recado....!! realmente essa banda já é sucesso, um fenômeno isto tudo acontecer em apenas 6 meses de vida, adorei, PQ EU ESTAVA LÁ!!!

    ResponderExcluir