segunda-feira, 31 de março de 2014

Série A2: Capivariano conquista acesso e São Bento renasce com vitória heróica

Foto: globoesporte.com
O Capivariano conquistou o maior feito de sua história ao derrotar por 2x1 o Guarani, em Campinas, neste domingo. A vitória, de virada, garantiu ao Capivariano o primeiro acesso à elite do futebol paulista em toda sua história, e com duas rodadas de antecendência. A equipe de Capivari luta agora para coroar essa campanha histórica com o título da A2. 

O seu concorrente direto é o Red Bull, que também venceu no fim de semana (1x0 sobre a Ferroviária) e que também luta para conquistar o inédito acesso à série A1. 

A rodada também foi ótima para o São Bento, que de forma heróica recuperou-se dos maus resultados das últimas rodadas ao vencer de forma dramática o Santo André com um gol aos 48' do segundo tempo de partida. 
O resultado colocou o time de Sorocaba de volta na briga pelo acesso, na terceira posição, e complicou o Santo André. O Azulão também se beneficiou dos tropeços de Mirassol (derrota por 3x0 para o Rio Branco) e Marília (derrota por 2x0 diante do São Caetano). Veja a classificação atualizada faltando duas rodadas para o final (clique na imagem para ampliar):
Próximos jogos na briga pelo acesso (times em vermelho lutam para não cair):
Velo Clube x CAPIVARIANO 
Gremio Osasco x RED BULL  
SÃO BENTO x Guaratinguetá
MARÍLIA x Monte Azul
Itapirense x MIRASSOL 
SANTO ANDRÉ x Catanduvense

Veja também: 

domingo, 30 de março de 2014

Hino do Ituano na Guitarra

Em homenagem ao ITUANO, que foi gigante como manda a tradição da cidade de ITU e sagrou-se CAMPEÃO PAULISTA 2014 ao vencer o Santos nos pênaltis e se classificou para a final do Campeonato Paulista 2014 ao derrotar o Palmeiras por 1x0 em um Pacaembu lotado, uma versão muito bacana do hino do clube na guitarra:
Como sempre, peço que busquem mais informações sobre o intérprete do hino em seu canal do Youtube e se inscrevam lá que é para prestigiar a autor. Parabéns Ituano e boa sorte na final!

Veja também:

sábado, 29 de março de 2014

"Hoje tem jogo do Bentão!" - música em homenagem ao Esporte Clube São Bento

Confiram essa pequena homenagem que fiz ao Esporte Clube São Bento, de Sorocaba/SP, e aos seus torcedores.  A música e a letra são de minha autoria e as imagens fazem parte do meu acervo pessoal e foram filmadas durante a campanha na série A2 deste ano (2014), mas há também imagens do histórico jogo do acesso na A3 em 2013. Aumente o som, prepare o coração, HOJE TEM JOGO DO BENTÃO!
Veja também a minha versão do hino do Azulão Sorocabano:


quinta-feira, 27 de março de 2014

Penapolense e o futebol de dar pena do São Paulo

O São Paulo FC de 2014 é um pouco superior ao de 2013 mas mantém os mesmos vícios e defeitos. Time que não se impõe, que lida mal com o favoritismo, que tem peças interessantes em seu ataque mas é fraco defensivamente, um 'Maestro' desafinado e sonolento em seu meio de campo, um técnico teimoso e cansado no banco.

Aliás, Muricy deve muitas explicações. Foi copado pela Ponte Preta na Sul-americana 2013 em um vexame maior que o de ontem no Paulista. O São Paulo terminou o Brasileirão 2013 de forma horrível e continuou assim no Paulistão. O turrão comandante são-paulino parece não intimidar mais seus comandados que foram apáticos durante todo o 2° tempo do jogo de ontem, como em inúmeros momentos dessa atual passagem de Muricy pelo Tricolor. Ao meu ver, embora Muricy tenha méritos na salvação do São Paulo que capengava rumo à série B ano passado, o técnico tem feito menos do que se espera de um treinador vitorioso em um grande clube. O único ponto alto do São Paulo de Muricy nos últimos jogos foi o clássico contra o Corinthians, outro time que foi pífio na competição...

E o que o Penapolense tem a ver com isso? Nada, absolutamente nada. A equipe foi valente, inteligente e conhecendo suas limitações usou a melhor estratégia que tinha para sair classificada. E fez um segundo tempo muito superior ao do São Paulo FC, de modo que o resultado foi justo e incontestável. E não teve nada a ver com essa ladainha cafona de 'deuses do futebol'. Foi dedicação, disciplina e determinação. A base de qualquer equipe de futebol que queira se dar bem na atualidade. Se para um time do interior chegar e manter-se na A1 é um sacrifício, eliminar um gigante do futebol nacional é um feito histórico. Por isso, em que pese a incompetência do time do Morumbi, não podemos esquecer de parabenizar o Penapolense pela classificação.

Já do São Paulo FC, chega a dar pena mesmo. Tem que agradecer por não ter sido rebaixado em 2013 porque com o futebol apresentado até aqui sofreria muito para subir. E se não acordar e encarar todas as suas fragilidades novamente terá sérios problemas para se manter na série A. 

Veja também:

quarta-feira, 26 de março de 2014

Capivariano com um pé na série A1 do Paulista

Enquanto gigantes caem na série A1, pequenos se agigantam na série A2 do Campeonato Paulista. É o caso do Capivariano que em casa venceu o São Bento por 1x0 e não só manteve a liderança como praticamente garantiu seu primeiro acesso à elite paulista. 

Já a rodada foi trágica para o nosso querido São Bento. Com as goleadas de Red Bull (4x0 sobre o Barbarense), Marília (impressionantes 6x0 sobre o lanterna São José), e as vitórias de Santo André (2x0 sobre o Guarani) e Mirassol (3x2 diante do Batatais), o Azulão sorocabano despencou da segunda para a sexta posição. 

Faltando 3 rodadas para o fim, e com apenas  3 pontos separando o 2° do 6° colocado, teremos emoção até o fim da competição. Preparem o coração e mantenham a calculadora por perto...  Veja a classificação atual (clique na imagem para aumentá-la):
Veja também:

segunda-feira, 24 de março de 2014

Banda Eyeliner lança seu primeiro videoclipe

A banda de hard rock EYELINER de Sorocaba/SP divulgou um video promocional de sua primeira demo. A música apresentada no vídeo é "Still Blind" e é uma amostra bem significativa da proposta da banda: executar um hard rock festivo inspirado pelos grandes nomes do gênero. 
O vídeo foi gravado durante uma apresentação no Asteroid (uma das casas mais bacanas em Sorocaba e que abre suas portas a bandas independentes) em evento que teve a promoção do Blog Na Mira: Futebol & Rock'n'Roll. Confira:

Veja também um pouco da descontração da banda no backstage nesse outro vídeo:
A EYELINER é formada por Tony Alex (baixo), Zafra (guitarra), Ray Walter (vocal) e David Tomaz (bateria). Para saber mais sobre a banda, curta a página da EYELINER no Facebook:
http://www.facebook.com/eyelinerband

Veja também:

domingo, 23 de março de 2014

Líderes tropeçam e A2 do Paulista segue indefinida

O pessoal da parte de cima da tabela desperdiçou a chance de deixar o acesso para Série A1 encaminhado e agora, faltando apenas 4 rodadas para o fim da competição, times que eram dados como cartas fora do baralho aparecem com chances de ultrapassar rivais que pareciam inatingíveis há algumas rodadas.

Nenhum dos times que ocupavam as quatro primeiras posições da tabela venceram. Mirassol empatou fora com a Barbarense (3x3) e o líder Capivariano empatou em casa com o Monte Azul (1x1). O Marília foi derrotado pelo Velo Clube (2x1) e o São Bento perdeu longa invencibilidade em casa ao ser derrotado por seu concorrente direto Red Bull (3x1 para a equipe de Campinas). 
Esses resultados colocaram o Red Bull de volta ao G4 na 3a posição á frente do Marília e empurrando o Mirassol para a 5a posição. Ferroviária e Santo André que fizeram a lição de casa e venceram seus jogos, e estão a uma vitória do G4. 

Na rodada de meio de semana teremos o confronto do líder Capivariano contra o více líder São Bento que certamente modificará as coisas no topo da tabela. o Red Bull recebe a Barbarense em casa e o Marília recebe o lanterna São José. Mirassol x Batatais, Guarani x Santo André e Itapirense (que está na zona da degola) x Ferroviária são outros duelos que importam na briga pelo acesso.

sábado, 22 de março de 2014

Fire Strike: mantendo viva a chama do metal

A banda Fire Strike é uma das grandes promessas do metal nacional. Com seu metal inspirado pelos grandes nomes dos anos 80, a banda tem conseguido admiradores no Brasil e no exterior. Ano passado a banda lançou seu primeiro EP intitulado "Lion and Tiger" e conseguiu excelente repercussão. Um diferencial da banda é a vocalista Aline Alves, cuja voz rasgada se encaixa perfeitamente no estilo praticado pela banda.
Recentemente, a banda lançou o clipe para a música "Night Fever ", que você confere abaixo:
Vejam também a entrevista que realizei com a banda para o site "Tricolor on the Rock" e conheçam melhor o trabalho e os planos da Fire Strike:
http://www.tricolorontherock.com.br/entrevista-fire-strike/

sexta-feira, 21 de março de 2014

O Adeus a Bellini, o capitão de 1958

Se o Brasil gaba-se de ser pentacampeão mundial e sonha com o hexa tem muito a agradecer a heróis como Hilderaldo Luiz Bellini, ou simplesmente Bellini, que faleceu ontem aos 83 anos.

Bellini tem seu nome escrito nas páginas de glória do futebol mundial não só por ter sido o capitão da seleção brasileira campeã mundial pela primeira vez, mas por ter criado um dos gestos mais nobres da história do esporte bretão: foi o primeiro a literalmente levantar a taça de campeão mundial, gesto que não era praticado até 1958. Desde então. o gesto se tornou universal e a expressão "levantar a taça" acabou mesmo se tornando um sinônimo para "ser campeão".
Nos gramados nacionais, Bellini defendeu São Paulo FC, Vasco da Gama e Atlético Paranaense.
Para quem quiser saber um pouco mais da história desse grande ídolo, recomendo os mini-documentários "Capitão Bellini: Herói Itapirense" que foca mais na parte biográfica e "Eternos Capitães" que traz depoimentos de jornalistas sobre a importância do jogador. 

"Capitão Bellini: Herói Itapirense"


"Eternos Capitães" 


Veja também:

quinta-feira, 20 de março de 2014

Capivariano retoma a liderança da A2 Paulista

Continuamos firmes na nobre tarefa de acompanhar a série A2 do Paulista que segue disputada palmo a palmo a 5 rodadas do final.

Com os resultados desta quarta o Capivariano, que faz ótima campanha, recuperou a liderança ao golear o São José por 3x0 e porque o São Bento, que começara a rodada como líder tropeçou em casa ao empatar em 0x0 contra o São Caetano, que luta para não cair.

Quem também se deu bem foi o Santo André que derrotou o Rio Branco e ainda sonha em se intrometer no G4 na reta final. Outros que alimentam chances são Red Bull e Mirassol, que em confronto direto apenas empataram e o Marília que venceu o Batatais. Quem vai ficando pelo caminho é o Guarani, que fica cada vez mais longe do G4.

Na próxima rodada SÃO BENTO x RED BULL, CAPIVARIANO x MONTE AZUL fazem os confrontos mais interessantes da rodada. MARÍLIA e MIRASSOL jogam fora de casa contra BARBARENSE e VELO CLUBE, respectivamente. 

Confira a classificação atualizada:


terça-feira, 18 de março de 2014

Palco Livre: Sullivans, Non Trivial, Automotores & Livro dos Dias

Aconteceu no últmo domingo mais uma edição do Palco Livre, desta vez com a participação das bandas Automotores (Sorocaba), Non Trivial (São Paulo), Sullivans (São Paulo) e Livro dos Dias (Tapiraí). Veja como foi:

Automotores


A banda Automotores apresentou um set de covers bem bacanas (Ramones, Motorhead, Nirvana, Matanza , Raimundos, Rage Against the Machine), entre os quais inseriu sons próprios. Um ótimo "esquenta" para o que viria a seguir. Abaixo você confere vídeo da banda executando 'R.A.M.O.N.E.S', clássico do Motorhead em homenagem aos mestres do punk rock:

Contato - Automotores: 

Non Trivial

Com uma proposta bem diferente, o Non Trivial apresentou um set só com composições próprias. Rock Alternativo muito bem executado e com ótimas letras em Português. Grande performance do sextexto paulistano! 

Contato - Non Trivial: 

Sullivans


Também apostando em uma apresentação baseada somente em músicas próprias o Sullivans incendiou a galera com sua mistura bastante original de metal, hardcore, punk rock e afins. A banda apresentou músicas de seu EP de estreia "Grunoise Rock" e outras que deverão estar presentes em seu próximo trabalho. Um dos momentos altos do show foi a tijolada chamada "Querem me calar":

Contato - Sullivans:
http://www.facebook.com/sullivans8

Livro dos Dias

Encerrando a programação, a banda Livro dos Dias de Tapiraí. apresentou uma empolgante seleção de clássicos do rock, de Metallica à Sepultura, de Deep Purple à Alice in Chains e também inserindo composições próprias em meio a seu set. Confira a execução da clássica "Perfect Strangers" do Deep Purple e a reação da galera:

Contato - Livro dos Dias:
http://www.facebook.com/livro.dosdias

O Palco Livre ocorre no 3° domingo de cada mês e é realizado pela Secretaria de Cultura do município e pela Associação Rock de Votorantim. A próxima edição terá a célebre participação do lendário Percy Weiss, ex-vocalista das antológicas bandas Made in Brazil e Patrulha do Espaço, e mais 3 outras bandas da região.

Veja também:

segunda-feira, 17 de março de 2014

Paulista da série A2 tem novo líder

Como mostramos em um post anterior, a Série A2 do Paulista, que é disputada em pontos corridos de turno único, está na sua reta final e tem disputa acirradíssima pelo acesso.

Com os resultados deste final de semana, o São Bento (Sorocaba) retornou à liderança ao derrotar o Marília ao derrotá-lo em seus próprios domínios por 3x1 de virada. O Capivariano que tinha começado a rodada como líder, decepcionou a sua torcida ao empatar em casa com o vice-lanterna Grêmio Osasco. 

Além do São Bento, outro que se deu bem nessa rodada foi o Mirassol que chegou com tudo se intrometeu de vez na briga ao derrotar o Monte Azul também por 3x1. 

Veja como ficou a briga pelo acesso faltando apenas 6 rodadas para o fim da competição:

Veja também: 

domingo, 16 de março de 2014

Corinthians não admite a própria incompetência

O fato futebolístico do final de semana foi a eliminação do Corinthians do Campeonato Paulista a uma rodada do término da primeira fase. Nesse caso, não é só a eliminação de um grande clube que chama a atenção, mas a reação por parte do técnico Mano Menezes e do jogador Romarinho, que atribuíram o revés corintiano a uma suposta 'entregada' do rival São Paulo no jogo em que o Tricolor foi derrotado em casa pelo Ituano por 1x0, resultado que classificou a equipe de Itu e sepultou as chances corintianas.

Mas a grande verdade que parece ser difícil de encarar é que o Corinthians foi incompetente. Não conseguiu sair do 0x0 contra a Penapolense. Não venceu nenhum clássico. Teve sequência patética ao ficar 6 jogos sem vencer. Foi atropelado pelo Santos com uma goleada histórica por 5x1. Perdeu para o rival do Morumbi de virada jogando em casa. 

Tentar dizer que o clube não se classificou por causa do resultado de outros é tentar mascarar o que é evidente: o Corinthians fez uma campanha pífia. O que não chega a ser surpreendente se lembrarmos da enfadonha sequência de empates no Brasileirão de 2013.

A única coisa da qual o Corinthians poderia reclamar é o regulamento ridículo do Campeonato Paulista que fez com que o time de Mano terminasse a penúltima rodada eliminado com 21 pontos na sétima posição na classificação geral, enquanto que seu adversário de domingo que tem 19 pontos apenas e mesmo assim tivesse a classificação assegurada.

Os corintianos deveriam reconhecer os erros e tentar evitá-los ao invés de tentar justificar a própria incapacidade atribuindo seu fiasco ao desempenho de outros. Se continuar achando que está tudo bem e que foi vítima de 'injustiça', vai sofrer muito no Brasileiro, sob risco de ter que lutar para não cair novamente. 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Série A2 do Paulista tem disputa emocionante

Se o Campeonato Paulista da série A1 não empolga muito por sua obviedade, o mesmo não pode se dizer das outras divisões. A série A2, por exemplo, entra em sua reta final e é disputada palmo a palmo por pelo menos 6 equipes que sonham com o acesso. 

A contrário da série A1, a A2 é disputada em pontos corridos e com turno único com os 4 primeiros colocados subindo e os 4 últimos tendo que encarar a dura realidade da A3. No momento, o CAPIVARIANO lidera com 25 pontos e é seguido de perto por SÃO BENTO (Sorocaba) e MARÍLIA abom com 24 e com o RED BULL (Campinas) logo atrás com 23.

Babando para entrar no G4 estão MIRASSOL com 22 e GUARANI e MONTE AZUL com 20 pontos.

Faltando apenas 7 rodadas para o fim, a partir de agora teremos diversos confrontos diretos entre essas equipes. Já nesse final de semana teremos pelejas duríssimas entre MARÍLIA x SÃO BENTO, MIRASSOL x MONTE AZUL e dérbi campineiro RED BULL x GUARANI. O atual líder CAPIVARIANO por sua vez é o único que teoricamente terá vida fácil, pois pegará o vice-lanterna GRÊMIO OSASCO.

Pra quem gosta de futebol 'de verdade' e que sair da rotina, uma disputa muito legal e que deverá durar até o fim da competição. 

Veja também:

quarta-feira, 12 de março de 2014

Ouça o novo EP da banda Quixotesca

A banda de rock alternativo de São Paulo/SP Quixoteska divulgou no último final de semana seu primeiro EP intitulado "Genesi". O EP conta com 7 faixas e pode ser ouvido no player abaixo.

A banda Quixotesca é formada por Marcelo Rene (baixo e vocal), Jonilei Silva (guitarra)  e Paulo Henrique Lima (bateria).  
Para saber mais sobre a banda, confira os links:

segunda-feira, 10 de março de 2014

KORZUS: vídeos do show em Sorocaba/SP

KORZUS é uma banda histórica do metal nacional. Com 30 anos de história, sobreviveu a todos os modismos que assolaram esse país, fortalecendo-se ainda mais. 
Atualmente o Korzus tem em sua formação Marcelo Pompeu (vocal), Dick Siebert (baixo), Antônio Araújo (guitarra), Heros Trench (guitarra) e Rodrigo Oliveira (bateria).  
Ver uma banda com esse peso é sempre uma oportunidade de ouro. A seguir você confere uma amostra da apresentação no Pirilampus Bar, em Sorocaba/SP, realizado no último dia 9 (peço desculpa pela qualidade não ser das melhores mas por 'problemas técnicos' com o equipamento principal o jeito foi improvisar com o celular mesmo):

Korzus - What are you looking for?

)

Korzus: Agony & Victim of Progress

  )
Além do Korzus, o evento contou com as bandas FAFNIR, PERVENCER,CÉRBERO, NEFASTO E WARFIRE. Parabéns aos organizadores por mais um evento de alto nível na cidade.

domingo, 9 de março de 2014

Unifica Rocker divulga teaser de documentário

O coletivo Unifica Rocker, que se propõe a criar espaço para divulgar bandas de trabalho autoral, divulgou um teaser do documentário sobre o movimento. No vídeo você pode ver trechos dos shows das bandas que se apresentaram no primeiro Unifica Rocker Fest realizado no mês passado. Confira:
Para saber mais sobre o coletivo UNIFICA ROCKER, curta as páginas baixo no Facebook:
Unifica Rocker: 
JIT Produção audiovisual:

sexta-feira, 7 de março de 2014

Hino do XV de Piracicaba em versão metal


O XV de Piracicaba é um daqueles times que possuem um hino oficial e um hino popular. Abaixo você confere a letra não oficial do hino do XV em uma versão metal muito bacana:


Hino do XV de Piracicaba (versão popular)

Cáxara de fórfe,
Cúspere de grilo,
Bícaro de pato,
Gooooorrrrr!
Quinze! crá, crá, crá!

Asa de barata,
Nheque de portera,
Já que tá que fique,
Gooooorrrrr!
Quinze! crá, crá, crá!

Veio na Kombi véia,
Sem óio de bréque,
Di ócro de Raibã,
Gooooorrrrr!
XV! crá, crá, crá!

Carcanhá de bode,
Tocera de grama,
Já que tá que fique,
Gooooorrrrr!
XV! crá, crá, crá!

Veja também:

quarta-feira, 5 de março de 2014

Neymar e o garoto africano: enfim um bom exemplo

Quem acompanha o blog sabe que aqui a corneta sopra forte sempre, especialmente contra a seleção da CBF e Neymar (que é craque mas cuja personalidade particularmente não me agrada). Porém, é preciso reconhecer quando algo positivo acontece. E foi o caso do ocorrido nesta quarta quando Neymar teve a grandeza de espírito de intervir e carregar um garoto que invadira o campo gerando as belas imagens que ilustram o post.
A imagem chegou a superar os 3 gols de Neymar na goleada brasileira por 5x0 sobre a África do Sul, em amistoso cuja vitória da equipe de Felipão era prevísivel. Como hje em dia poucas coisas são espontâneas n no futebol, a ação de tão bem arquitetada parece até obra de algum marketeiro. Porém, com tanta coisa negativa sobre a Copa, CBF e afins, essas cenas não deixam de gerar um certo alívio, pois refletem um pouco da inocência que há muito o esporte deixou de ter...

Veja também:
'Sem' dias para a Copa

terça-feira, 4 de março de 2014

'Sem' dias para a Copa

Faltam 100 dias para a Copa do Mundo Fifa. Mas poderiam ser "Sem" dias. Sem estádios prontos, sem prazos cumpridos, sem fiscalização sobre os gastos, sem uma seleção brasileira que empolgue, sem uma calendário digno para o futebol brasileiro, sem um desfecho satisfatório para o principal campeonato de  futebol nacional, sem educação, sem hospitais, sem aeroportos, sem luz nos aeroportos, sem obras de mobilidade urbana, sem segurança, sem esperança de que algo vá mudar a curto prazo... Resumindo, sem clima para a Copa.

Isso não deveria ser assim. A Copa do Mundo, por mais que seja um evento comercial, é uma festa fantástica para todos os que gostam de futebol. Infelizmente toda politicagem e a irresponsabilidade dos que apoiaram essa absurda Copa no Brasil nos tiraram o prazer de acompanhar esse evento que poderia ser tão bacana. 

A 100 dias da Copa deveríamos estar preocupados com quem são os favoritos, quem são os caras que vão arrebentar e coisas do tipo. Porém, a discussão de quem gosta e de quem não gosta de futebol é sobre se os estádios vão ou não estar em condições, se haverá ou não manifestações e por aí vai...

É claro que quando a bola rolar as coisas, pela própria força de uma explosão midiática como a Copa do Mundo, vão mudar. Certamente teremos grandes jogos, zebras, álbuns de figurinhas e outras coisas legais. Mas a vergonha dos bastidores roubou uma parte desses simples prazeres que nós torcedores tantos almejamos.
Teremos Copa? Sim, teremos. Teremos Glória? Acho pouco provável...

Veja também:
Humor: Samba enredo da Copa 2014
Adidas: Quem vê nádegas não vê coração

segunda-feira, 3 de março de 2014

O Terço: resenha e vídeos do show no CarnaRock em Votorantim/SP

O Terço é uma das bandas mais importantes da história do rock nacional, transitando pelo rock, rock progressivo e MPB. Em sua história de quase cinco décadas a banda teve no guitarrista Sérgio Hinds o seu pilar. Para alegria de todos os seus fãs, em 2013 a banda anunciou o retorno do vocalista e tecladista Flávio Venturini (que tem também grande reconhecimento por sua carreira solo e por fazer parte do 14 Bis), que junto com Sérgio Magrão, outro da formação clássica deram início a turnê "O Terço 3D", que em breve deverá resultar em um DVD gravado no Rio de Janeiro. Completando o time, temos o baterista convidado Fred Barley.


E foi essa formação que se apresentou no evento CARNAROCK, realizado nesse domingo de Carnaval em Votorantim/SP, que além da banda O Terço, teve como atrações as bandas Hippie Hunter, Lecher, Fire Strike, Symptomen e Dream Wild.

Banda Symptomen de Tatuí/SP, uma das atrações
responsáveis por animar o carnaval rock'n'roll de Votorantim
Foi uma oportunidade rara de se ver canções antológicas executadas por seus criadores. Flávio Venturini é um verdadeiro mago dos teclados e afinadíssimo como sempre protagonizou belíssimos duetos com Sérgio Hinds.


Sérgio Magrão é outra grande presença que contribui não só com o peso de seu instrumento mas com backing vocals precisos para todos os arranjos d'O Terço.

Hinds por sua vez, é um show à parte. Com o timbre hipnotizante emanado de sua Tagima estilizada mostrou mais uma vez porque pode ser considerado o coração e a alma do rock progressivo nacional. 
Por fim, as canções. O que muitas bandas precisam aprender com esses é que nenhum virtuosismo será suficiente sem uma boa canção, uma boa ideia, uma boa letra. 
E isso passa pela sensibilidade de se enxergar a poesia nas coisas mais banais. Ao meu ver, essa é a principal qualidade d'O Terço: ter adaptado de forma muito original elementos de temática regional à estética do rock progressivo.
Por isso canções como "Casa Encantada", "Criaturas da Noite", "Queimada", "PS", se tornaram hinos de lacrimejar os olhos de muita gente que acompanhava essa apresentação.
Para atestar a importância d'O Terço, no entanto, poderíamos ficar apenas na primeira música "1974", a música instrumental mais linda da história rock mundial, e na última, "Hey Amigo", rock'n'roll visceral e com uma letra chapada bem ao estilo setentista. Só essas duas joias colocariam no bolso muitas bandas dessas celebradas pela grande mídia como as "maiores" do rock nacional.


Ao final de sua apresentação, O Terço agradeceu o público, mas nós é que temos que dar graças de músicos tão fantásticos ainda manterem seus ideais artísticos nesse país que não valoriza os talentos do presente, tampouco reconhece os grandes do passado.
Veja também:

domingo, 2 de março de 2014

Convoca o Lucas, Felipão!

Lucas acaba de criar um problemão para o técnico da seleção brasileira Luís Felipe Scolari. Neste domingo o CRAQUE do Paris Saint Germain protagonizou uma cena fantástica que sintetizam todas as suas qualidades que o transformaram em ídolo no São Paulo FC mas ainda não tinham aparecido no PSG.

Com velocidade e controle de bola impressionante, Lucas arrancou do seu campo de defesa, driblou meio time adversário e chegou a conscientemente tirar a bola do goleiro, que caminhava para o fundo das redes, mas o fdp do zagueiro do Olympique (sim, o cara que tira uma bola dessas merecia até ser banido do futebol...) impediu o gol do brasileiro. Veja o lance espetacular:


Agora Felipão, que sempre mostrou preferência pelo bom atacante Bernard (ex-Atlético MG), vai ser obrigado a rever seus conceitos. E na mentalidade retranqueira de técnicos como Felipão, Lucas é mesmo um grande problema. Se convocá-lo e não escalá-lo é certeza de que a torcida irá pedir sua entrada tão logo o jogo apresente alguma dificuldade. Se escalá-lo, terá que abrir mão de suas convicções táticas (que atualmente parecem ser fecha todo mundo na defesa e bola pra frente para ver se o Neymar resolve).

É claro que sou suspeito para reinvidicar a presença do Lucas. Sou fã desse garoto e nunca entendi porque Mano não o utilizou nas Olímpiadas de Londres quando ele estava em uma fase iluminada. Um pouco dessa admiração pode ser conferida na música que eu fiz em homenagem ao Lucas:
Não que eu me importe tanto com a seleção da CBF, mas por uma questão de merecimento, acho que está lançada a campanha "Convoca o Lucas, Felipão!".

sábado, 1 de março de 2014

Humor: Samba enredo da Copa 2014

O Chupa FC é um projeto multimídia de humor futebolístico idealizado pelo ótimo jornalista Mauro Beting. E dessa vez o "Chupa" nos presenteou com um 'samba enredo' chamado "É ano de Copa no Brasil", uma verdadeira pérola da cornetagem que reúne de forma muito inteligente as críticas à malfadada Copa do Mundo Fifa. Confiram:

Confira também nosso manifesto anti-copa: