quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A cidade de São Paulo em 7 músicas

Para celebrar o aniversário da cidade de São Paulo, 5 clássicos do rock paulista que descrevem os sentimentos de quem já vivenciou a rotina dessa caótica metrópole.

1. 365: São Paulo

Lançada em um compacto em 1986, a música 'São Paulo' da banda '365' é um verdadeiro hino do Rock Nacional com a declaração de amor à cidade nos versos "Frio e garoa na escuridão: Sem São Paulo o meu dono é a solidão":


2. Inocentes: Pânico em SP

Precussores do Punk Rock no Brasil, esse clássico dos Inocentes infelizmente continua atual, afinal São Paulo (tanto a cidade quanto o Estado) continua em 'pânico' e o governador até declarou que a sensação de insegurançã é "normal" (leia aqui a declaração do governador):



3. IRA!: Pobre Paulista

"Pobre São Paulo! Pobre Paulista!" É esse o refrão desse polêmico clássico do IRA! (leia mais aqui) Lançada em um compacto em 1983, a música foi considerada bairrista e preconceituosa em relação aos nordestinos, fato que a banda negou durante anos, até por fim decidir bani-la de seu repertório. Uma curiosidade deste vídeo da época do lançamento da música é ver Charles Gavin (baterista que fez história no Titãs)  tocando como membro do IRA! 



4. Joelho de Porco: Aeroporto de Congonhas

Uma das mais cultuadas bandas paulistanas dos anos 70, o Joelho de Porco sempre teve como característica letras escrachadas e críticas, verdadeiras crônicas sobre a sociedade da época, como mostra a música "Aeroporto de Congonhas" do álbum "São Paulo 1554 / Hoje" , de 1974.

5. Made in Brazil: O Rock de São Paulo

Na ativa desde 1967, o Made in Brazil gravou uma porção de clássicos. Nesta faixa, do álbum "Jack, o Estripador", de 1976, a banda justifica seu nome e declara seu orgulho de ser paulistano nos versos: "Eu não sou de Memphis, mas gosto de um rock !!!Eu sou da Pompéia/a barra da cidade/Tocamos muito rock, pra" todos ouriçar! É o rock de São Paulo, que faz surdo escutar!


6. Patrulha do Espaço: São Paulo City

Patrulha do Espaço é outra banda icônica dos anos 70 (e na ativa até hoje) que gravou sua homenagem a capital paulista. Trata-se da faixa "São Paulo Rock City" do álbum .ComPacto de 2003:

7. Tom Zé: São São Paulo

Finalizando a lista, a faixa de abertura do álbum de estreia do cantor e compositor Tom Zé, gravado em 1968. Trata-se de uma bela e poética descrição da cidade em expansão e que incrivelmente continua atual. E o fato de um baiano de nascimento declarar que "Porém com todo defeito/Te carrego no meu peito/ São, São Paulo, meu amor", demonstra o sentimento daqueles que adotaram a cidade, mostrando que não há bairrismo e sim cosmopolitismo no coração da metrópole: 

2 comentários: