Uma das minhas resoluções para este ano era voltar a ler ficção, pois estava muito focado em livros técnicos sobre educação e biografias.
Uma das obras escolhidas para tanto foi Torto Arado, aclamado livro de Itamar Vieira Jr.
A obra de 2019 trata de temas urgentes na nossa sociedade, como a questão racial e a formação do nosso povo a partir do fim da escravidão, as disputas por terra e a transformação de um mundo rural e místico.
As personagens principais são bens construídas e o texto flui de forma bastante agradável. Apesar da temática, o autor consegue fugir da armadilha dos regionalismos excessivos, dando a obra uma universalidade maior, deixando-a bastante acessível ao leitores contemporâneos.
Abaixo uma breve sinopse para quem tiver interesse em saber mais detalhes sobre esse novo clássico da nossa literatura.
Torto Arado - Breve Sinopse
A história de Torto Arado se passa no sertão baiano e gira em torno das irmãs Bibiana e Belonísia. Um incidente ocorre quando elas encontram uma faca misteriosa na mala da avó, e a partir desse momento, suas vidas se entrelaçam de forma inextricável. O autor destrincha o universo de trabalhadores rurais descendentes de escravizados, revelando as dificuldades enfrentadas por esse grupo geração após geração.
A história se desenrola na fictícia fazenda Água Negra, na Chapada Diamantina, e acompanha as protagonistas desde a infância até a vida adulta. A família das irmãs vive em uma situação análoga à escravidão, sem direito à terra, moradia digna ou sequer aos alimentos que plantam e cuidam nos arredores da casa. O latifúndio e o trabalho servil são pano de fundo da narrativa, que oferece um retrato da realidade vivida por brasileiros que parecem ter sido esquecidos, seja em termos políticos, econômicos ou sociais.
Há ainda o aspecto místico da religiosidade de matriz africana que conferem a obra ares fantásticos e são responsáveis por alguns dos momentos mais interessantes da trama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário