domingo, 24 de maio de 2020

Desafio dos 10 discos

Fui desafiado pelo meu amigo no Facebook a nomear 10 álbuns que influenciaram meu gosto e educação musical. 

Era pra ser um registro por dia para os próximos 10 dias, mas como eu já falhei miseravelmente nesses desafios, postei tudo de uma vez lá e decide postar aqui também, como vocês podem ver na imagem acima.

Eu acho muito difícil escolher apenas 10 álbuns, então limitei a brincadeira a 10 álbuns nacionais e ainda assim fui lembrando de algumas coisas marcantes e acrescentei alguns bônus, que é pra compensar os outros desafios que eu comecei e não terminei. 

Patrulha do Espaço, Made in Brazil, O Terço e Casa das Máquinas representam uma paixão especial que é o rock nacional setentista, embora o disco da Patrulha escolhido seja dos anos 90.

O Holy Land do Angra é melhor álbum da história do Metal nacional. O show de lançamento desse disco foi o meu primeiro show de heavy metal. Dr Sin é outra banda do coração e o Brutal é o disco que melhor sintetiza as qualidades da banda. Escolhi o Evolution do Viper para ser menos óbvio, mas poderia ser o Theatre of Fate, outra obra-prima. E o Dark Avenger entra na lista por ser outro disco que acompanhei o lançamento e que foi a ponte para eu descobrir muitas bandas de metal nacional.


O Feijoada Acidente?- Brasil, do Ratos de Porão, icônico disco de covers do Punk Nacional, foi especialmente marcante. Foi a primeira vez que entendi o que era "luta de classes" e a partir daí nunca mais enxerguei o mundo do mesmo jeito.

Por fim, quem era adolescente nos anos 90 e não riu litros com o besteirol dos Mamonas Assassinas não viveu a adolescência do jeito certo. Também tive a rara oportunidade de ver a banda ao vivo.

BONUS TRACKS


Não poderia deixar de citar como influências musicais alguns outros artistas, especialmente Humberto Gessinger e Zeca Baleiro (tive a oportunidade de encontrar os dois pessoalmente). Sou fascinado por jogos de palavras, trocadilhos, rimas inusitadas e, apesar dos estilos bem diferentes, a poética desses dois artistas compartilham dessas características.

Dois marcos aleatórios são o disco "A besteira é a base da Sabedoria" do cantor e humorista Falcão e a trilha sonora do Jaspion, tanto em português como em japonês aquilo não saia da minha cabeça quando eu era criança.

Falando em infância, as lembranças mais antigas que eu tenho de ouvir algo próximo ao rock são as canções estilo "jovem-guarda" do Roberto Carlos que minha mãe ouvia em casa na hora do almoço em um velho radinho am. 

Uma última lembrança que me ocorreu agora enquanto escrevia: o disco "Calango" do Skank. Único disco que vi um emplacar TODAS as músicas nas rádios. Nessa época o rádio ainda era muito importante na divulgação de um artista e acabei decorando o disco todo mesmo sem nunca tê-lo adquirido.

Melhor parar por aqui, pois como disse no começo, é impossível escolher apenas 10 discos. 

Um forte abraço e boas audições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário