segunda-feira, 5 de março de 2018

Resenha: Guia Politicamente Incorreto do Futebol

Nem tanto um guia, nem tão politicamente incorreto assim. Mas um ótimo compêndio de curiosidades sobre diversos aspectos do futebol.



Organizado em capítulos independentes, o livro vai de Charles Miller a Lionel Messi, com o intuito de desconstruir e desmistificar fatos, craques e cartolas do passado e do presente. 

Há algumas bobagens e exageros como uma defesa de Galvão Bueno (nossa, que politicamente incorreto!) e um capítulo "enaltecendo" Ricardo Teixeira por ter dado o mínimo de organização ao futebol brasileiro.

Mas também há muitas verdades, como o interessantíssimo capítulo sobre o Racismo no futebol brasileiro e o capítulo que discute o início do futebol no Brasil.

A maior polêmica talvez seja a de colocar a Seleção Brasileira de 94 como a mãe do tic-taca do Barcelona e da Seleção Espanhola, tese sustentada com estatísticas surpreendentes.

Como o livro foi escrito antes da Copa de 2014, não temos um capítulo sobre o 7x1, que seria um prato cheio para as discussões aqui propostas.

De qualquer modo, os autores Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior tiveram o brilhantismo de pincelar temas interessantes e destrinchá-los de forma bastante original, fazendo deste um dos livros mais legais sobre futebol a ocupar espaço aqui na minha prateleira.

Veja também:
Resenha: Sócrates - biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário