sábado, 10 de janeiro de 2015

Futebol & Rock'n'Roll: Zetti

Zetti: Goleiro Rock'nRoll
Hoje é aniversário de 50 anos de Armelino Donizeti Quagliato, ou simplesmente ZETTI, um dos maiores goleiros da história do Futebol Brasileiro, nascido em em 10 de janeiro de 1965, em Porto Feliz, interior de São Paulo. Além de títulos e glórias dentro de campo, Zetti também tem a qualidade de ser um apreciador do bom e velho rock'n'roll.


Carreira

Zetti começou no Guarani para logo se transferir para o Palmeiras, onde (após idas e vindas ao futebol paranaense) foi titular de 86 a 88. No entanto, uma fratura na perna o fez ficar 8 meses fora dos gramados e quando voltou, havia perdido a posição de titular, o que ocasionou a sua saída do clube.
http://globoesporte.globo.com/platb/danielperrone/2012/06/page/2/
Zetti defendendo pênalti na final da Libertadores 1992
Em 1990, Zetti foi contratado pelo São Paulo FC, clube no qual, sob o comando de Telê Santana, conquistou tudo que era possível: Brasileiro (1991), Paulista (1991/1992), Libertadores e Mundial de Clubes (1992/1993). Nesse vídeo, uma sequência espetacular de defesas mostra como Zetti foi importante nessas conquistas:

As grandes atuações pelo tricolor o levaram à seleção brasileira, com qual sagrou-se Campeão Mundial em 1994, sendo reserva de Taffarel.
Em 1996, o goleiro foi para o Santos FC, onde também foi vencedor, conquistando o Torneio Rio-São PAulo em 1997 e a Copa Conmebol em 1998.
Antes de encerrar a carreira, Zetti ainda passou por Fluminense, União Barbarense e Sport, para depois lançar-se na carreira de treinador.

Preferências Musicais

Zetti na Kiss FM

As bandas favoritas de Zetti são Led Zeppelin, AC/DC e Black Sabbath, mas há espaço para Nirvana e Iron Maiden, conforme mostra o playlist com suas 10 músicas favoritas postado em seu site oficial, em uma postagem em ocasião do "Dia do Rock" (clique aqui para ouvir)

Em 1998, quando atuava no Santos, Zetti inclusive chegou a receber a visita de Janick Gers e Dave Murray no CT do Santos F.C.:
Para encerrar, "Jump", do Van Halen, um clássico do Rock'n'Roll que tem tudo a ver com a vida de goleiro e está entre os favoritos de Zetti:


Referências: 
Zetti - Site Oficial: http://www.zetti1.com.br/

Veja também:
São Paulo FC: vídeo celebra 20 anos da conquista do mundial de 1992

2 comentários:

  1. Excelente parabéns, guerreiro nasceu no mesmo dia que minha mãe!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Jean , parabéns , Zetti foi excelente dentro e fora de campo , abç
    Carlos

    ResponderExcluir