sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Tony Clarkin: O contador de Histórias do Magnum


Tony Clarkin, guitarrista, idealizador e principal compositor da banda britânica Magnum, faleceu aos 77 anos no último domingo, 7 de janeiro de 2024. O músico havia sido diagnosticado com uma doença espinhal rara e incurável, o que levou ao cancelamento de todas as atividades programadas para 2024.

Nascido em Birmingham, Inglaterra, Anthony Michael Clarkin teve uma carreira musical marcante. Ele começou sua trajetória com a banda The Boulevards e, em 1972, fundou o Magnum. Além disso, entre 1995 e 2001, Clarkin e o vocalista Bob Catley também lideraram o projeto Hard Rain, uma espécie de “spin-off” do grupo principal. Durante sua carreira, Clarkin também compôs e produziu para a cantora britânica Sue McCloskey, que posteriormente alterou seu nome artístico para Zenda Jacks. Além disso, ele participou do projeto The House on the Rock, que combinava música e artes plásticas, idealizado por Rodney Matthews e Rudi Dobson.

O Magnum, formado em Birmingham, é conhecido por seu estilo de hard rock com influências de AOR (Adult Oriented Rock). Sua base de fãs está principalmente no Reino Unido e na Alemanha. O álbum mais bem-sucedido da banda foi “On a Storyteller’s Night” (1985), que conquistou o único disco de ouro até hoje, obtido no Reino Unido. A formação atual do Magnum inclui o vocalista Bob Catley, o baixista e produtor Dennis Ward, o baterista Lee Morris e o tecladista Lee Benton.

O novo álbum do Magnum, intitulado “Here Comes the Rain”, será lançado nesta sexta-feira, 12 de janeiro de 2024, marcando o 23º trabalho de estúdio da discografia da banda. A família de Tony Clarkin emitiu um comunicado expressando profunda tristeza e anunciando a intenção de estabelecer um fundo de caridade em seu nome para ajudar a causa animal. 

Um verdadeiro "contador de histórias", Tony Clarkin nunca se destacou por ser um "shredder" ou um "guitar hero", mas sim por suas qualidades como compositor e letrista. Suas canções são introspectivas e sensíveis, quase sempre demonstrando um lado esperançoso  e sensível de se ver a vida. 

Por isso, sua despedida precoce às vésperas do lançamento de um novo álbum suscitou nos fãs obviamente profunda tristeza, mas também uma melancólica certeza de que o legado do artista é infinito, ou com diz a letra da música "Your dreams won't die": seus sonhos não morrerão se vocês lembrar deles todos os dias'.
  
Keep the night light burning! Rest in Power, Tony Clarkin!